04/10/2022 às 16:08

GDF apreende máquinas utilizadas em infração ambiental no Riacho Fundo

Área usada para descarte de entulho não tem autorização para funcionamento e vinha descumprindo autuações do Brasília Ambiental

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues


Brasília, 1º de setembro de 2022 –
Duas máquinas foram apreendidas na manhã desta quinta-feira (1°) na QS 16 do Riacho Fundo. No local, havia uma área irregular de descarte de entulho. As máquinas pegas em flagrante em funcionamento são uma pá mecânica e uma bobcat, avaliadas em mais de R$ 500 mil.

Em fevereiro, o Brasília Ambiental suspendeu uma autorização para a Área de Transbordo e Triagem (ATT). No mês passado, a Justiça confirmou a revogação da licença e a interdição do local. Antes da operação de hoje, o proprietário do espaço já havia sido autuado outras três vezes. Está foi a quarta reincidência.

A operação conjunta do Governo do Distrito Federal (GDF) teve a participação do Brasília Ambiental, DF Legal, Polícia Militar, Polícia Civil, Novacap, Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF), Secretaria de Governo e Administração Regional do Riacho Fundo.

Além dos danos ambientais, o descarte de entulho tem causado uma série de transtornos para a população da QS 16 do Riacho Fundo. A poeira e o alto fluxo de caminhões são as principais queixas da população.

*Com informações da Administração Regional do Riacho Fundo