04/10/2022 às 15:39, atualizado em 07/10/2022 às 16:56

GDF Presente faz limpeza e manutenção na área central de Santa Maria

Entre os serviços, estão reforma de brinquedos quebrados, higienização do espelho d’água, roçagem e podas de áreas verdes e reposição de tampas de boca de lobo

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Brasília, 26 de agosto de 2022 – A área central de Santa Maria passa por grande transformação após intervenção do GDF Presente ao longo desta semana. Pinturas de meios-fios, reposição de tampas de boca de lobo, roçagem e podas das áreas verdes, limpeza do espelho d’água, manutenção de parquinhos infantis e campos de futebol estão entre os serviços iniciados na segunda-feira (22). Os trabalhos continuam nos próximos dias.

O espelho d’água da praça central, com seus característicos azulejos em branco e azul, foi totalmente lavado e higienizado | Fotos: Divulgação/ GDF Presente

Cerca de 30 pessoas estão envolvidas nos trabalhos, entre funcionários da Novacap, do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), da administração regional e reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). “Estamos dando um trato aqui na área central de Santa Maria”, conta o coordenador do Polo Central do GDF Presente, Rodrigo Caverna. “Queremos uma cidade digna de viver. Limpa, salubre, como tem que ser. Muito grato pela ajuda do GDF Presente”, destaca a administradora da cidade, Marileide Romão.

Entre os serviços feitos ao longo desta semana, está a pintura de todos os meios-fios da área central de Santa Maria

Coube à equipe do SLU, por exemplo, pintar todos os meios-fios do setor. No parquinho da Praça Central, a areia suja, já bastante usada pela garotada da região, foi trocada. E foram retirados para recuperação aqueles brinquedos do espaço feitos de madeira que estavam quebrados ou que ofereciam algum tipo de perigo às crianças. Já um dos símbolos do local, o espelho d’água, com seus característicos azulejos em branco e azul, foi totalmente lavado e higienizado.

O campo de futebol de areia da região também passou por manutenção feita pela equipe do GDF Presente

Tampas de bueiros e bocas de lobo quebradas foram trocadas pelos operários da Novacap e reeducandos da Funap fizeram a roçagem e a poda de árvores e matos e retiradas de galhos que impediam o ir e vir de pedestres e ciclistas. “Importante fazer esse trabalho de corte dos matos e arbustos agora no período da seca”, salienta o coordenador do GDF Presente, Rodrigo Caverna.

Outro serviço executado foi a roçagem e a poda de árvores e matos, além da retirada de galhos que impediam o ir e vir de pedestres e ciclistas

Há dez anos morador da região central de Santa Maria, mais especificamente na Quadra QC1, próximo ao Ginásio de Esporte da cidade, o pedreiro Marcelo Bezerra Souza, 40 anos, elogia a ação de limpeza e recuperação da área realizada pelo GDF Presente. “É ótimo, estava precisando muito. Esses serviços que eles começaram aqui são de grande agrado da comunidade”, diz. “Dá gosto de ver o pessoal trabalhando, arrumando tudo, está ficando bonito”, continua.

GDF Presente faz limpeza e manutenção na área central de Santa Maria