04/10/2022 às 17:26

GDF Presente limpa todas as bocas de lobo da W3 Sul

No primeiro dia de trabalho, foram recolhidas 12 toneladas de lixo e material orgânico dos bueiros

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Brasília, 21 de setembro de 2022 – Um grande trabalho de parceria do GDF Presente, Novacap e Administração Regional do Plano Piloto está sendo realizado para limpar todas as bocas de lobo da Asa Sul. A ação começou nesta quarta-feira (21) na 516 Sul, com a participação de 22 trabalhadores, sendo oito reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape).

O objetivo da iniciativa é evitar alagamentos ao longo da via, que passou recentemente por reformas das calçadas. “Neste primeiro dia foram retiradas dos bueiros 12 toneladas de lama e inservíveis”, informa o responsável pelo Polo Central 3 do GDF Presente, no qual está inserido o Plano Piloto, Alexandro César.

Limpeza das bocas de lobo da 516 Sul nesta quarta-feira (21) | Foto: Divulgação/GDF Presente

O secretário de Governo do DF, José Humberto Pires, destaca que a limpeza das bocas de lobo é realizada durante todo o ano, mas foi acentuada neste momento. “É um trabalho contínuo que se intensifica agora, porque o período de chuvas já começou, lembrando que a W3 teve suas calçadas reformadas. Essa limpeza é fundamental”, afirma.

“No período que antecede as chuvas, muito lixo verde vai parar nas bocas de lobo, além do material que fica em cima do solo e migra para os bueiros com as chuvas. A expectativa é que em todo o DF tenhamos um período chuvoso tranquilo na cidade, devido a ações dessa natureza”, explicou o secretário de Governo. Além da limpeza, todos os bueiros receberam um jato de água para concluir o trabalho.

Os proprietários das lojas da 516 Sul acompanharam o início da ação de limpeza. No passado, a falta de manutenção fez com que alguns estabelecimentos da W3 fossem invadidos pela água das chuvas, que molhou e danificou os produtos à venda. “A ação preventiva é fundamental”, diz César.

O trabalho é realizado todos os dias das 9h às 15h e, segundo o coordenador do Polo, não tem data para ser encerrado. O objetivo é limpar todas as boca de lobo da W3 Sul.