04/10/2022 às 16:17, atualizado em 10/10/2022 às 13:28

Governo faz obra para corrigir erosão em Sobradinho

Com investimento de R$ 677 mil, obra feita por Novacap e administração regional elimina erosão às margens do Ribeirão Sobradinho e reforma todo o sistema de captação de águas do local

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues


Brasília, 3 de setembro de 2022
– Uma enorme erosão de aproximadamente 7 metros de profundidade às margens do Ribeirão Sobradinho vai, aos poucos, sumindo do mapa da cidade serrana. Uma obra feita em conjunto pela Novacap e pela administração regional vai eliminar a vala e reformar de todo o sistema de captação de águas do local, na quadra 15 de Sobradinho. Além de um problema ambiental, o governo busca dar um fim aos alagamentos que incomodam a comunidade local.

Além de um problema ambiental, o governo busca dar um fim aos alagamentos que incomodam a comunidade da região | Fotos: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O investimento é de R$ 677 mil, oriundos de emenda parlamentar, e uma equipe de 15 operários de empresa terceirizada trabalha no local. O ribeirão, que corta boa parte de Sobradinho, sofre com o assoreamento naquele local e a água parece rarear. Algo que é percebido pela aposentada Almerinda Varela, 68 anos, moradora da quadra 9. “Moro aqui desde a adolescência, o nível da água do rio baixou muito. Descíamos até a beira para brincar, mas hoje está complicado”, aponta. “E quando a água da chuva vem forte empurra um monte de lixo para o ribeirão”, emenda.

Acúmulo de lixo

A comerciante Carla Dias, 35, é dona de uma revendedora de gás próximo à erosão. Segundo ela, o alagamento e o lixo se tornaram problemas também. “As pessoas tomaram como hábito jogar lixo, entulhos na vala. Então, começou a aparecer rato e outros insetos”, revela. “A água da chuva não escorria direito para o rio e voltava para as residências, para o comércio. Meu carro já ficou com água até a altura dos pneus”, diz a moça. Ela reforça ainda o valor ambiental que o rio tem para a cidade.

Dona de uma revendedora de gás próximo à erosão, Carla Dias diz que o acúmulo de lixo também se tornou um problema: “Começou a aparecer ratos e outros insetos”

De acordo com a Novacap, além da contenção da erosão toda a rede de captação de água pluvial está sendo reformada. E, entre os serviços estão a instalação de uma rede de manilhas de concreto de 65 metros, construção de um dissipador que reduz a intensidade da água e de um gabião, e a eliminação da erosão com o despejo de resíduos da construção civil (RCC). Além disso, sete novas bocas de lobo foram abertas para melhorar o escoamento da água. A estimativa é que a obra já atingiu 70% de execução.

Fonte hídrica

O administrador de Sobradinho, Abílio de Castro, frisa que a degradação ambiental piorou muito nos últimos dez anos e que havia um pedido de 20 anos da comunidade por providências. “O rio é ainda uma fonte hídrica para chacareiros e a irrigação das plantações em nossa área rural. Com a reforma de toda a rede de drenagem, esperamos que tudo volte ao normal”, diz. Segundo Castro, ao final da obra haverá o plantio de árvores nativas do cerrado ali, devolvendo o equilíbrio à natureza.

Governo faz obra para corrigir erosão em Sobradinho