04/10/2022 às 16:19, atualizado em 10/10/2022 às 09:22

Hospital Veterinário do DF vai oferecer quatro novas especialidades médicas

O novo bloco começa a atender na segunda (5); estrutura recebeu aporte de R$ 915 mil e promoverá aumento de 50% no número de consultas

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 4 de setembro de 2022 – O novo bloco do Hospital Veterinário do Distrito Federal (HVep) começa a atender nesta segunda-feira (5). A estrutura, que recebeu aporte de R$ 915 mil, aumentará em 50% o número de consultas realizadas, além de promover mais quatro especialidades médicas: cardiologia, oncologia, oftalmologia e dermatologia.

Atualmente, o equipamento público atende a 100 pacientes por dia, em clínicas médica, ortopédica e cirúrgica. Com o novo bloco, a capacidade subirá para 150, diariamente, com oportunidade de acesso a sete especialidades.

A partir de segunda-feira, o Hospital Veterinário poderá aumentar o número de atendimentos e oferecerá serviço de internação 24 horas | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

A diretora do Hvep, Mayara Cauper, esclarece que não haverá mudanças no modelo de agendamento de consultas. “Para ter acesso ao atendimento dos especialistas, o animal precisa passar por uma consulta com o clínico geral, que avalia a necessidade de encaminhamento para um especialista. Com o documento em mãos, o tutor pode agendar a consulta na recepção”, explica ela.

[Olho texto=”O número de centros cirúrgicos dobrou, passando de três para seis instalações” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Outra novidade é a criação do serviço de internação 24 horas. Serão 10 vagas diárias para os pacientes com o quadro de saúde considerado mais grave. O tutor poderá acompanhar o animal durante o período de funcionamento do hospital e, após o fim do expediente, o bichinho seguirá sob os cuidados veterinários.

Hoje, o Hvep oferece internação até as 17h. Depois, os animais que precisam do suporte noturno são transferidos para clínicas privadas.

Segundo a coordenadora do Hvep, Lindiane Samayana, a construção do novo bloco atende uma demanda dos tutores, sobretudo com a oferta de mais especialidades e a possibilidade de permanência dos bichos no hospital durante a noite.

O hospital vai disponibilizar 10 vagas diárias para os pacientes com quadro de saúde mais grave e que necessite de internação

“É muito triste ver um animal saindo debilitado no final do dia, sem o tutor saber se vai conseguir interná-lo de novo. Tudo isso é o início de uma conquista. Antigamente, só atendíamos clínica médica, depois conseguimos a clínica cirúrgica, ortopedia. Agora temos o serviço 24 horas. Estamos avançando cada vez mais”, afirma a coordenadora.

Confiança

Josiane Neves e Júnior Melo levam a cadela Luna para atendimento no Hvep. “Todas as vezes que trouxemos ela aqui, foi ótimo”, diz Josiane

A escrevente de cartório Josiane Neves Melo, 38 anos, e o motorista de ônibus, Júnior Melo, 38, afirmam que confiam totalmente no trabalho dos médicos veterinários do Hvep. O casal cuida da pequena Luna, uma cadela de três anos da raça pinscher.

Luna foi vítima de um atropelamento no final de agosto e ficou extremamente debilitada, tendo que passar por duas cirurgias – ambas realizadas no Hvep. “Ela ficou com o pulmão machucado e teve a bacia pélvica rompida, além de ter ficado muito ferida”, contou Júnior.

O modelo de agendamento de consultas não terá mudanças, segundo a diretora do Hvep, Mayara Cauper

Apesar da tristeza com a situação de Luna, o casal fica feliz por não precisar arcar com os custos veterinários. “Todas as vezes que trouxemos ela aqui, foi ótimo. Com mais vagas, só tende a melhorar mais”, afirma Josiane. Antes, Luna já tinha sido atendida para dar à luz a cinco filhotes e, aproveitando a ocasião, foi castrada.

Quem também torce pelo bem-estar de uma cachorrinha é o estudante Samuel Heitor, 10 anos. Ele adotou a vira-lata Rubi em fevereiro e, desde então, os dois não se desgrudaram. Na última semana, a cadela começou a apresentar sintomas de gripe, como tosse e espirros. Acompanhado do pai, Samuel levou o “xodó” ao hospital.

“Eles examinaram ela. Gostei muito”, diz Samuel, que conta como adotou a cadela. “Vi um cara passando com ela na rua e perguntei o preço. Ele me deu e levei pra casa. Sou eu que cuido mais. Agora com ela doente, fico de olho”, completa.

O Hvep, localizado no Parque Ecológico do Cortado, em Taguatinga, é gerido pelo Instituto Brasília Ambiental. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, a partir de agendamento online (acesse aqui).

Hospital Veterinário do DF vai oferecer quatro novas especialidades médicas