04/10/2022 às 09:00

Inscrições abertas para cursos de manicure e design de sobrancelhas

Projeto Capacita Sol Nascente oferece 170 vagas para moradores da região administrativa e de Ceilândia. Prazo para participação termina em 2 de agosto

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes


Brasília, 27 de julho de 2022
– Estão abertas as inscrições para o projeto Capacita Sol Nascente, realizado pela Secretaria de Trabalho do Distrito Federal (Setrab). São 170 vagas para os cursos de manicure, pedicure e design de sobrancelhas. O prazo para participação finaliza em 2 de agosto e o resultado será divulgado a partir do dia seguinte. As aulas começam em 12 de agosto e serão realizadas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na sede do Instituto Mãos Solidárias.

As capacitações gratuitas oferecem certificado de conclusão para quem concluir 75% da carga horária total, com aproveitamento de, no mínimo, 60%, com validação por meio de provas prática e teórica. O curso de manicure e pedicure tem carga horária de 180 horas e o de design de sobrancelhas soma 80 horas.

“Percebemos, por meio de pesquisas, que atualmente as mulheres se interessam muito pela área de beleza. Por isso, a Setrab está assinando vários termos de fomentos para o processo formativo dessas pessoas, para minimizar o problema do desemprego. E tem surtido efeito, já que muitas começam a empreender e a trabalhar na área, mesmo que temporariamente”, afirma o secretário executivo da Setrab, Ivan Alves dos Santos.

Interessados devem preencher um formulário de inscrição, disponível no site da Setrab, com o fornecimento de informações pessoais e documentos, como CPF e comprovante de residência. Quem não tem acesso à internet pode solicitar atendimento na sede do Instituto Mãos Solidárias, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Para participar, é preciso estar desempregado; ter mais de 16 anos, sendo que, no caso de menores de 18 anos, é obrigatória a autorização de pais ou responsáveis; e morar no Sol Nascente/Pôr do Sol ou em Ceilândia. Se houver quantidade maior de interessados do que o número de vagas disponíveis, os candidatos excedentes vão para lista de espera.

Quem for convocado deve comparecer à sede do Instituto Mãos Solidárias, entre os dias 3 e 5 de agosto, das 8h às 18h, e apresentar os documentos comprobatórios originais (caso não tenha inserido no momento da inscrição). Se o selecionado não comparecer na data determinada, será automaticamente desclassificado e haverá o chamamento de outras pessoas.