04/10/2022 às 18:24, atualizado em 11/10/2022 às 07:55

Liberado trânsito na pista marginal do boulevard do Túnel de Taguatinga

Com 550 metros, o trecho dá acesso direto à EPTG aos veículos que vêm da Avenida Comercial

Por Adriana Izel e Catarina Loiola, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 1º de outubro de 2022 – Mais um trecho da obra do Túnel de Taguatinga foi liberado. Neste sábado (1º), foi aberta para a circulação de veículos a pista do boulevard que fica na parte superior das passagens subterrâneas e margeia a área comercial sul. Com 550 metros e duas faixas de rolamento, a via dá acesso direto à Estrada Parque Taguatinga (EPTG) no sentido Plano Piloto para os motoristas que vêm da Avenida Comercial.

Liberado mais um trecho que havia sido interditado para as obras do Túnel de Taguatinga | Fotos: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Na sexta-feira (30/9) estavam sendo finalizados os serviços na pista, como a implantação dos meios-fios e dos cerquites, telas plásticas que substituíram os tapumes separando a via da calçada da parte comercial.

De acordo com o secretário de Obras, Luciano Carvalho, a liberação vai reduzir os congestionamento na cidade. Todo o trânsito estava sendo jogado para a Avenida das Palmeiras. Com a liberação, jogamos o fluxo para outra via – por enquanto, só para veículos de passeio, mas em breve para os ônibus. Sem dúvida alguma vai desafogando o trânsito, voltando à normalidade, explica Carvalho. Aos poucos, as etapas estão sendo vencidas, vamos entregando para a comunidade e a obra continua avançando”.

[Olho texto=”“Hoje já teve uma melhora significativa no movimento. Vamos fazer uma reinauguração para vender bastante e mostrar a abertura para ajudar todos aqui do comércio”” assinatura=”Alessandro Vicente Pereira, gerente comercial de uma drogaria no centro de Taguatinga” esquerda_direita_centro=”direita”]

O secretário de Governo, José Humberto, ressalta a importância do ganho de visibilidade do comércio com a retirada de tapumes. Segundo ele, entre os lojistas o feedback é positivo. Estão todos muito satisfeitos; claro, houve problemas porque não tem jeito – com uma obra tão grande como essa, precisamos fazer algum tipo de bloqueio para que o pessoal pudesse trabalhar. À medida que vamos nos reacostumando a viver na cidade com normalidade, [os comerciantes] vão ter a alegria de ver suas lojas cheias novamente”, alega Humberto.

Segundo os secretários de Obras e de Governo, na próxima semana serão liberadas a passarela de pedestres do metrô, que permite a passagem entre os dois lados da Praça do Relógio, e outra via que permite acesso direto entre Ceilândia e a EPTG.

O gerente comercial de uma drogaria no centro de Taguatinga, Alessandro Vicente Pereira, diz que a retirada dos tapumes já ajudou a melhorar a circulação de clientes nos comércios. “Já aumentou. Hoje já teve uma melhora significativa no movimento”, conta. Para comemorar, a loja vai fazer uma ação especial. “Vamos fazer uma reinauguração para vender bastante e mostrar a abertura para ajudar todos aqui do comércio”.

Pereira avalia que a abertura da pista para o trânsito vai ajudar no aumento das vendas: “Foi muito difícil. As vendas caíram bastante. Então estamos acreditando que a abertura vai dobrar as vendas. É isso que a gente espera”.

Os secretários José Humberto e Luciano Carvalho, que destacaram a importância da liberação desse trecho para a movimentação do comércio local

Além da pista marginal sul, a parte superior do Túnel de Taguatinga contempla a faixa exclusiva do BRT e outra pista marginal, no sentido Plano Piloto-Ceilândia, ainda em construção. As três pistas integram o boulevard.

Com o objetivo de oferecer uma alternativa aos moradores de Taguatinga, Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol e Samambaia, o Túnel de Taguatinga vai beneficiar 137 mil motoristas. Foram investidos R$ 275,7 milhões, provenientes de financiamento firmado pelo Governo do Distrito Federal e a Caixa Econômica Federal. A obra conta com 400 operários envolvidos na construção.

Liberado trânsito na pista marginal do boulevard do Túnel de Taguatinga