04/10/2022 às 17:52

Licitada obra que corrigirá drenagem pluvial no Plano Piloto

GDF lança projeto, prometido em gestões passadas, para ampliar a captação de água da chuva nas asas Sul e Norte

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

Brasília, 26 de setembro de 2022 – Foi publicado nesta segunda-feira (26) o aviso de licitação do projeto Drenar DF, que vai corrigir o problema histórico da drenagem pluvial no Plano Piloto, reduzindo a possibilidade de alagamentos e enxurradas causados pelas chuvas.

[Olho texto=”“Esse projeto é uma batalha que travamos desde o início do governo, vencemos todas as burocracias e agora soltamos a licitação”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

Dividido em cinco lotes, o Drenar DF prevê a construção de uma ampla rede de drenagem pluvial, complementar ao sistema já existente. A primeira etapa vai começar pela Asa Norte, atendendo a área mais problemática da região, chamada de Faixa 1/2, principalmente nas quadras com final 2.

A obra prevê nova tubulação, que começará nas imediações do Estádio Nacional Mané Garrincha e descerá para a via L4 Norte, e depois para o Lago Paranoá. A tubulação vai passar paralela às quadras 902 (perto do Colégio Militar), 702, 502, 302, 102, 202 e 402, cruzando com o Eixo Rodoviário Norte (Eixão), além da via L2 Norte até chegar à L4 Norte, próximo ao Setor de Embaixadas Norte.

O projeto prevê nova tubulação, que começará nas imediações do Estádio Nacional Mané Garrincha e descerá para a via L4 Norte, e depois para o Lago Paranoá | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

“Esse projeto é uma batalha que travamos desde o início do governo, vencemos todas as burocracias e agora soltamos a licitação. A drenagem do Plano Piloto foi projetada há 60 anos e, nesse tempo, a cidade cresceu e se desenvolveu, exigindo uma nova rede de captação de águas, principalmente após a construção do estádio Mané Garrincha e do bairro Noroeste. Com o Drenar DF, vamos acabar com os alagamentos que tanto incomodam a população”, disse o governador Ibaneis Rocha.

A obra, inclusive, vai causar incômodos mínimos ao trânsito e à fluidez do dia a dia da população. Serão 7,68 km de túneis, e o projeto já foi aprovado pela Novacap, com escavações entre 12 e 15 metros de profundidade.

Para receber a água da chuva das faixas 1 e 2 Norte, ao fim do percurso, será construído um reservatório de qualificação de água pluvial. Ele será erguido em uma área de 36 mil m², dentro do Parque Urbano Internacional da Paz, e funcionará como uma lagoa com volume útil de 70 mil m³ de água, podendo chegar ao volume máximo de armazenamento de 96 mil m³.

Essa lagoa será responsável por decantar as impurezas, permitindo a retenção da sujeira carregada pelas águas da chuva, e melhorar a qualidade da água lançada no Lago Paranoá.

*Com informações da Terracap