04/10/2022 às 13:59

Mais de 100 refletores são substituídos em campos de futebol

Efetuada pela CEB Ipes, operação contemplou espaços esportivos em seis cidades do DF

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Brasília, 18 de agosto de 2022 – Em parceria com a Secretaria de Obras, a CEB Ipes concluiu a substituição de 120 projetores e 72 luminárias convencionais por modelos de LED em sete campos de futebol no Distrito Federal. Os locais beneficiados foram Recanto das Emas, Santa Maria, Vila Telebrasília, Guará II, Planaltina e Sobradinho.

O valor investido para essa melhoria da iluminação pública foi de cerca de R$ 526 mil, que teve como fonte de recursos a Contribuição de Iluminação Pública (CIP). A atualização das luminárias reduz a sensação de insegurança da população e favorece a utilização dos espaços públicos à noite – principalmente para atividades físicas e esportes -, bem como contribui para o aumento na circulação de pessoas no comércio, lazer e turismo nas cidades do DF.

Novas luminárias garantem mais segurança a todos os usuários dos campos | Foto: Gilberto Alves/CEB

[Olho texto=”“A mudança da iluminação antiga para LED fez uma diferença surreal, não só para quem mora no Guará, mas para todos que vêm jogar aqui” ” assinatura=”Wikeda Silveira, presidente da Associação Galáticos Futebol Clube” esquerda_direita_centro=”direita”]

Demanda atendida

Os contemplados pela ação foram os campos de futebol da Quadra 300 do Núcleo Rural Monjolo do Recanto das Emas, da CL 409 de Santa Maria, da QR 120 de Santa Maria, da Vila Telebrasília, da QE 38 do Guará II, do Setor Residencial Norte A EQ 6 de Planaltina e da Quadra 14 de Sobradinho. Os locais foram escolhidos por terem os maiores índices de reclamações e problemas de luminosidade.

A mudança da iluminação pública no campo da QE 38 do Guará II foi comemorada pelos alunos e professores da escola Associação Galáticos Futebol Clube, que atua desde 1998. “A mudança da iluminação antiga para LED fez uma diferença surreal, não só para quem mora no Guará, mas para todos do Entorno que vêm jogar aqui”, afirma o presidente-fundador da Galáticos, Wikeda Silveira. “Atendemos alunos de 4 anos até a fase adulta, e a nova iluminação, principalmente ao redor do campo, traz segurança para todos nós”.

Eficientização 

Durante este ano, a CEB já efetuou 14.926 substituições de luminárias convencionais por LED em diversas áreas do DF. Desde 2019, 73.642 luminárias de LED foram instaladas. Os investimentos ultrapassam a casa dos R$ 60 milhões. 

*Com informações da CEB Ipes