04/10/2022 às 11:49, atualizado em 04/10/2022 às 15:39

Mais de 14 km de estradas niveladas em áreas rurais de Ceilândia

As ações ocorreram nos núcleos rurais Alexandre Gusmão e Jiboia, melhorando a transitabilidade na região

Por Adriana Izel, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

Brasília, 8 de agosto de 2022 – Diariamente, as estradas vicinais da área rural de Ceilândia contam com ações do GDF para melhorar a transitabilidade dos moradores. As mais recentes ocorreram nos núcleos Alexandre Gusmão, na região da Gleba 3 e 4 do Incra 9, e Jiboia, totalizando 14,5 quilômetros.

Trabalho de nivelamento de pistas no Núcleo Rural Alexandre Gusmão se estendeu por 6,5 quilômetros | Fotos: Divulgação

Na Gleba 4 do Incra 9, no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, foram nivelados 2,5 quilômetros da BR-070 até o Centro Educacional Incra 9. Já na Gleba 3, o trabalho se estendeu por quatro quilômetros. No Núcleo Rural Jiboia, a ação ocorreu em diversas estradas vicinais, totalizando 8 km.

Os serviços consistem no nivelamento da pista com auxílio de uma máquina niveladora (patrol), um caminhão pipa e um caminhão para transporte do material. Em locais mais precários, a pedido da população, também foi colocado cascalho.

No Núcleo Rural Jiboia, a ação ocorreu em diversas estradas vicinais, totalizando 8 km

“A administração regional trabalha com o paliativo nessas regiões com o objetivo de conservar as estradas para garantir uma melhor trafegabilidade à população”, define o gerente Regional de Condomínio da Administração Regional de Ceilândia, Sebastião Bezerra.

O coordenador do Polo Oeste II, Elton Walcacer da Silva, reforça a importância da ação nas vias de áreas rurais. “Essa é uma manutenção rotineira e que tem sido feita em várias estradas. Com a seca, a pista está muito irregular, então é um trabalho de nivelamento da via. Completa-se para manter o leito, evitando que os carros que trafegam batam”, afirma o coordenador do Polo Oeste II, Elton Walcacer da Silva.

Entulhos

Na Área Especial da QNM 30, área utilizada de forma irregular para descarte de entulho passou por limpeza e, posteriormente, nivelamento

A Área Especial da QNM 30 foi outra região a contar com melhorias. Utilizado de forma irregular para descarte de entulho, o local contou primeiramente com o recolhimento dos materiais e limpeza pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Em seguida, foi feito o trabalho de nivelamento da área com pá mecânica.

“Devido ao entulho, aquela área costuma ficar com o terreno afundado. Então é feita essa recuperação para manter o nivelamento do trecho, que é passagem de pedestre. Isso dá mais segurança à comunidade local”, completa Silva.

Mais de 14 km de estradas niveladas em áreas rurais de Ceilândia