04/10/2022 às 12:29

Mais de mil vagas abertas para alfabetização e cursos profissionalizantes

Interessados devem procurar a secretaria do Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas), na 602 Sul

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 9 de agosto de 2022
– O Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas) está com inscrições abertas para o ensino de jovens e adultos. Estão sendo disponibilizadas mais de mil vagas para os turnos matutino, vespertino e noturno. Há vagas de alfabetização de jovens e adultos para o ensino fundamental e ensino médio e cursos profissionalizantes – três deles ofertados pelo Ministério da Educação – nas áreas de operador de computador, jardineiro, auxiliar de cozinha, cuidador infantil, balconista de farmácia, porteiro e vigia.

Os interessados devem procurar a secretaria da instituição, na 602 Sul, portando original e cópia de RG, CPF, comprovante de residência, histórico escolar, declaração de escolaridade, além de uma foto 3×4. O horário de atendimento é de segunda a sexta, das 8h às 12h. Na parte da tarde o atendimento é somente de segunda a quinta, das 14h às 17h. Mais detalhes pelo telefone (61) 99118-4868 ou pelo e-mail matriculascesas@gmail.com.

Formatura de turma de curso profissionalizante no Cesas, que oferta Educação de Jovens e Adultos desde que foi criado | Foto: Divulgação/Cesas

Em caso de estudante menor de idade, o responsável deverá apresentar, no ato da matrícula, os documentos de RG e CPF. Candidatos excepcionais sem documentação serão diagnosticados pela equipe pedagógica para aferir em qual etapa o estudante será matriculado.

“O Cesas é uma escola que funciona desde os anos 1970 e tem atendido milhares de pessoas desde então”, comenta o coordenador no Cesas EJA/Noturno e professor de história, geografia e filosofia, Hilton Sales Batista. “São oportunidades incríveis a esses candidatos da modalidade de jovens e adultos de retornar ao processo de escolarização e que, por algum motivo socioeconômico, tiveram de abandonar as aulas”, destaca.

“O objetivo do Cesas é manter o aluno que está saindo do ensino médio ou a própria comunidade a entrar no mercado de trabalho”, explica a coordenadora dos cursos da instituição, professora Regiane Prata. “É uma oportunidade nesse sentido, ainda mais agora com todo mundo vindo de uma pandemia”, reforça.

A modalidade de jovens e adultos é organizada em três segmentos. O primeiro, a partir de 15 anos completos para matrícula, corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental. O segundo, a partir de 15 anos completos para matrícula, corresponde aos anos finais do ensino fundamental. Uma terceira divisão, a candidatos de 18 anos completos, para matrícula corresponde ao ensino médio.

O Cesas foi autorizado a iniciar suas atividades escolares em 1975. Trata-se de escola pública e gratuita que, desde a sua criação, oferta a Educação de Jovens e Adultos em três segmentos, organizados em 11 semestres letivos. A partir do segundo semestre de 2018, o Cesas passou a fazer parte do cadastro do Ministério da Educação (MEC) pelo Sistema Sistec e se tornou unidade ofertante de Cursos de Qualificação (FIC).