04/10/2022 às 17:26, atualizado em 10/10/2022 às 15:15

Mais ruas vão ser pavimentadas no Trecho 3 do Sol Nascente

Com drenagem já pronta, haverá a instalação de bloquetes, meios-fios, calçadas e bocas de lobo. Todo o pacote de melhorias soma investimento acima de R$ 115 milhões e gera cerca de 900 empregos

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Brasília, 21 de setembro de 2022 – Novas ruas do Trecho 3 do Sol Nascente serão contempladas com pavimentação, após revisão da poligonal da região administrativa. Os locais já têm sistema de drenagem e receberão pavimento em bloquete, além de meios-fios, calçadas e bocas de lobo. Nesta semana, o trabalho começou a ser executado em oito ruas. Todo o pacote de melhorias soma investimento acima de R$ 115 milhões e gera cerca de 900 empregos.

Nesta semana, o trabalho começou a ser executado em oito ruas | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

A escolha pela pavimentação em bloquete se justifica devido a características do local. “O Sol Nascente tem ruas muito estreitas, o que dificulta obras com pavimento asfáltico. O mais indicado é o bloquete, além de ser melhor na questão ambiental, por ser mais permeável que o asfalto”, explica o secretário de Obras, Luciano Carvalho.

As obras do Trecho 3 foram paralisadas em 2019, devido a questões jurídicas e incongruências no escopo, e retomadas em abril deste ano. “O trecho ficou prejudicado, porque o projeto não refletia a ocupação da cidade no momento. Agora, estamos prontos para uma urbanização completa”, afirma Carvalho.

“Precisamos de quase três anos para fazer a readequação do projeto, mas, ao final de contas, conseguimos. O que queremos é segurança jurídica, obras de qualidade e uma população feliz”, acrescenta o secretário de Governo, José Humberto.

O morador Marcos Farias elogia a pavimentação: “É um benefício para toda a população”

Segundo o administrador do Sol Nascente/Pôr do Sol, Antônio José da Silva, a ação de infraestrutura dá uma cara nova à cidade, além de mais qualidade de vida aos moradores. “São obras que melhoram a locomoção de veículos e pedestres, promovendo mais segurança e acessibilidade”, frisa o gestor.

Quem ficou feliz com a novidade foi o segurança Marcos Farias, 42 anos. Morador do Trecho 3 do Sol Nascente há 25 anos, ele relata que em períodos de chuva é muito difícil transitar pela cidade. “Sem pavimentação, quando chove, alaga tudo, leva até os carros”, diz. “Agora não vamos mais passar por isso, é um benefício para toda a população”, elogia.

Mais ruas vão ser pavimentadas no Trecho 3 do Sol Nascente