04/10/2022 às 17:26, atualizado em 10/10/2022 às 15:18

Marginal sul do Túnel de Taguatinga ganha meio-fio

As guias começam a ser instaladas nesta quarta (21). O primeiro trecho a receber os blocos de concreto pré-moldado tem 520 m de extensão e ligará a Avenida Comercial à EPTG

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Brasília, 21 de setembro de 2022 – A guia da marginal sul do Túnel de Taguatinga começa a ser instalada nesta quarta-feira (21). O primeiro trecho a receber meio-fio é aquele que ligará a Avenida Comercial à Estrada Parque Taguatinga (EPTG).

[Olho texto=”“Ao contrário do que muitos pensam, o meio-fio não serve apenas para separar a calçada da faixa de rolamento. Ele também conduz as águas pluviais até as bocas de lobo”” assinatura=”Renes Cândido, engenheiro do Túnel de Taguatinga” esquerda_direita_centro=”direita”]

O percurso de 520 metros de extensão está previsto para ser entregue à população até o final do mês. Feitas em blocos de concreto pré-moldado, as guias da marginal sul terão 15 cm de altura. “Ao contrário do que muitos pensam, o meio-fio não serve apenas para separar a calçada da faixa de rolamento”, ressalta o engenheiro Renes Cândido. “Ele também conduz as águas pluviais até as bocas de lobo”, explica.

O primeiro trecho a receber meio-fio é o que liga a Avenida Comercial à EPTG | Foto: Renes Candido

As marginais sul e norte do Túnel de Taguatinga vão ladear o boulevard que ocupará a parte superior da passagem subterrânea. Com duas faixas de rolamento em cada, as pistas ficarão paralelas à via criada exclusivamente para o BRT – do inglês Bus Rapid Transit, que significa trânsito rápido de autocarros/ônibus.

Enquanto o lado sul deve ser concluído até 30 de setembro, o trecho norte ainda não tem previsão para ser feito. “Precisaremos encontrar uma via alternativa para o tráfego no sentido Plano Piloto-Ceilândia enquanto a marginal estiver sendo construída”, afirma o engenheiro Eduardo Guimarães.?

Marginal sul do Túnel de Taguatinga ganha meio-fio