04/10/2022 às 16:46, atualizado em 09/10/2022 às 14:41

Na Hora do Riacho Fundo volta a funcionar com novas instalações

Cerca de 1.200 pessoas são beneficiadas diariamente pelo espaço localizado no terceiro andar do Shopping Riacho Mall, que conta com 100 funcionários

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo


Brasília, 12 de setembro de 2022 – 
A unidade do Na Hora do Riacho Fundo está de cara nova. A reforma no espaço que voltou a funcionar no terceiro andar do Shopping Riacho Mall, nesta segunda-feira (12), após quatro meses – nesse período o atendimento era feito na administração regional da RA –, foi completa. Foi desde o básico, que é a pintura, passando por mobiliário novo, restruturação de divisórias das cabines de atendimentos, além de iluminação mais potente e ampliação dos mais de dez órgãos parceiros que atendem no local.

Uma mudança radical que trouxe mais conforto para mais de 100 funcionários que trabalham no espaço e para as cerca de 1.200 pessoas que vão ao local em busca dos mais diversos serviços.

A reforma do Na Hora do Riacho Fundo englobou pintura, mobiliário novo, reestruturação de divisórias das cabines de atendimentos e iluminação mais potente | Fotos: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

“São mais de 20 anos de Na Hora no DF e as unidades nunca haviam passado por nenhuma reforma geral”, explica o subsecretário de Modernização do Atendimento Imediato ao Cidadão do Na Hora da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), Raimundo João Carvalho Marinho. “O que acontece agora? Além desta unidade do Riacho Fundo, passarão por ampla reforma os espaços da Rodoviária, Brazlândia e Sobradinho. No momento, há trabalhos no Gama. A próxima a ser reformada será a de Taguatinga”, detalha. O investimento do Governo do Distrito Federal na reforma dos Na Horas foi de R$ 83 milhões.

Na Hora do Riacho Fundo

A gerente do Na Hora de Riacho Fundo, Chirley Oliveira, diz: “Estava precisando bastante de reforma. Tinha muita infiltração, o piso não estava legal, as cadeiras eram de outras gestões, antigas, muitos usuários reclamavam”

Gerente do espaço desde março, Chirley Oliveira comemora o novo desenho do ambiente de trabalho. “Estava precisando bastante de reforma. Tinha muita infiltração, o piso não estava legal, as cadeiras eram antigas, muitos usuários reclamavam”, conta. “Agora é tudo novo, oferecendo mais conforto e segurança aos cidadãos”, diz.

Atendente da Polícia Civil, a analista de políticas públicas Fabrícia Resende destaca que o novo local é mais amplo e arejado, ressaltando a excelente iluminação. “A luz é a melhor parte, ficou bem mais claro. A estrutura está melhor, mais bem-aproveitada. A copa, por exemplo, é bem bacana”, elogia.

Para Maria Araújo, 71 anos, não foi apenas o espaço que melhorou, mas também o atendimento

Para a dona de casa Maria Araújo de Lima, 71 anos, que foi ao Na Hora do Riacho Fundo em busca de serviços do Detran-DF, a melhoria não foi apenas no espaço: “Aqui antes a coisa era feia, ficou muito bonito agora e o atendimento também melhorou”.

Além do Detran-DF, o cidadão pode resolver outras pendências, como, por exemplo, com o BRB, Caesb, Neoenergia, Procon, secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes) e Economia (Seec), Polícia Federal e Polícia Civil (PCDF). Este último local foi procurado pelo estudante Guilherme Maia, 19 anos, que tirou novo documento de identidade.

“Tirei minha carteira de identidade bem novinha. Precisei fazer uma segunda via, atualizar o documento”, revela. “Gostei do novo espaço, está maior e agora climatizado, bem mais agradável”, observa.

Na Hora do Riacho Fundo volta a funcionar com novas instalações