04/10/2022 às 18:01

Novo contrato viabilizará mais de 100 cirurgias cardíacas por mês

Secretaria de Saúde investe R$ 186 milhões para ampliar procedimentos no Instituto de Cardiologia e Transplantes do DF e reforçar o atendimento à população

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

[Olho texto=”“Ficamos um ano sem contrato regular com o ICTDF, com as cirurgias sendo pagas de forma emergencial. É uma vitória para todos os usuários da rede pública que agora estão com o atendimento fortalecido e ampliado”” assinatura=”Lucilene Florêncio, secretária de Saúde” esquerda_direita_centro=”direita”]

Brasília, 27 de setembro de 2022 – De contrato novo assinado com o Instituto de Cardiologia e Transplantes do Distrito Federal (ICTDF), a Secretaria de Saúde (SES) vai reforçar o atendimento a pacientes cardíacos na capital e também a realização de cirurgias. Com valor de R$ 186 milhões, o novo acordo tem validade de dois anos e viabilizará 80 cirurgias cardíacas adultas e 23 pediátricas por mês no local, que funciona no anexo do Hospital das Forças Armadas (HFA).

“Ficamos um ano sem contrato regular com o ICTDF, com as cirurgias sendo pagas de forma emergencial. Assumimos em junho e rapidamente conseguimos resolver isso tudo”, comemora a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. “É uma vitória para todos os usuários da rede pública que agora estão com o atendimento fortalecido e ampliado”. Segundo ela, todo o processo de contratação e elaboração da oferta do serviço foi feito em parceria com o Ministério Público e controle social.

O contrato com o ICTDF vale por dois anos e vai viabilizar a realização de 80 cirurgias cardíacas adultas e 23 pediátricas por mês no local, que funciona no anexo do Hospital das Forças Armadas | Foto: Divulgação

O contrato proporciona o atendimento de emergência e ambulatório de alta complexidade cardiovascular. Isso inclui também pacientes que sofrem o infarto agudo do miocárdio (IAM). “O paciente é tratado na UPA ou em um hospital regional. Se necessitar de um atendimento mais específico, ele é transferido para o instituto para realização da intervenção hemodinâmica e outros cuidados”, explica a referência técnica distrital (RTD) de cardiologia ca pasta, Rosana Costa Oliveira.

Trata-se de um serviço complementar ao que já é oferecido na rede pública de saúde. Conforme lembra Rosana, os hospitais de Base e Universitário de Brasília (HUB) também executam procedimentos cirúrgicos no coração. “De fato, o ICTDF é o principal centro de cirurgias cardíacas em Brasília. Lá, se realiza uma média de 60 operações em adultos e 20 em crianças todo mês e agora deve aumentar”, revela a médica.

A unidade é uma instituição privada sem fins lucrativos, administrada pela Fundação Universitária de Cardiologia (FUC). Lá também são feitos transplantes de coração e de outros órgãos, como córnea e fígado.