04/10/2022 às 13:00

Núcleo Rural Pipiripau, em Planaltina, vai ganhar primeira creche

O espaço vai atender aos filhos de produtores e trabalhadores rurais com idade abaixo de quatro anos, com investimento de R$ 463 mil

Por Agência Brasília* | Edição: Carolina Lobo


Brasília, 13 de agosto de 2022 –
Produtores do Núcleo Rural Pipiripau, em Planaltina, já podem comemorar a implantação da primeira creche da região. Demanda antiga da comunidade, a creche vai atender aos filhos de produtores e trabalhadores rurais com idade abaixo de quatro anos. O projeto é resultado de uma articulação conjunta entre a Emater-DF, a Secretaria de Agricultura (Seagri), a Secretaria de Educação (SEE) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap).

O extrato contratual para reforma e adequações de uma casa cedida pela Emater-DF, onde será instalada a Creche Rural Pipiripau, já foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) no dia 4 de agosto. O prazo de execução da obra é de 90 dias corridos.

Implantação da primeira creche do Núcleo Rural Pipiripau, em Planaltina, será em casa cedida pela Emater-DF | Foto: Emater-DF

À Secretaria de Educação caberá a gestão da creche e a avaliação da capacidade de crianças atendidas. A Novacap vai se encarregar do projeto arquitetônico e da execução da obra, que será custeada com recursos de emendas parlamentares, com o valor previsto de R$ 463 mil.

Para a presidente da Emater-DF, Denise Fonseca, a creche vai promover inclusão social, dar autonomia às mulheres da região e proporcionar qualidade de vida para toda a comunidade rural. “Nós, da Emater-DF, estamos na articulação e trabalhando para entregar ainda neste ano as creches nos núcleos rurais Jardim, no PAD-DF, e Pipiripau. Esse é um dos nossos projetos prioritários, pois sabemos a importância que essas creches terão para as mulheres do campo”, afirma.

“Essa é a segunda creche na área rural que estamos entregando. E tem muito mais melhorias sendo implementadas em todo Distrito Federal. A área rural recebe um olhar bastante atencioso da Novacap”, declara o presidente da companhia, Fernando Leite.

Autonomia da mulher rural

Para aumentar a presença e liderança feminina nas atividades do campo, a Emater-DF tem priorizado diversas atividades voltadas para o empoderamento das mulheres do campo, como o auxílio no cultivo na propriedade e na comercialização dos produtos, a realização de cursos profissionalizantes e as ações que envolvem a saúde preventiva e qualidade de vida, segurança alimentar e nutricional, saneamento rural, educação, cultura e lazer.

As creches rurais são instrumentos importantes para dar autonomia no trabalho às mulheres e atendem uma demanda que surgiu durante o Encontro de Mulheres Rurais promovido pela Emater-DF, com objetivo de dar voz à população feminina do campo.

*Com informações da Emater-DF