04/10/2022 às 16:17

Nutricionistas da rede pública atenderam 65 mil pessoas desde 2019

GDF conta com 356 profissionais da nutrição, que fazem atendimentos nas UBSs; categoria integra o Núcleo Ampliado de Saúde da Família

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes


Brasília, 3 de setembro de 2022 –
Ao longo de três anos e meio, cerca de 65 mil pessoas consultaram-se com nutricionistas da rede pública do Distrito Federal. Os atendimentos foram realizados em uma das unidades básicas de saúde (UBS), a porta de entrada para esse tipo de demanda no DF.

Os 356 nutricionistas da rede trabalham na Atenção Primária à Saúde, na Atenção Ambulatorial Secundária e na Atenção Hospitalar | Foto: Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

O maior registro até o momento foi em 2021, com 24.092 atendimentos nessas unidades de saúde. Em 2022, só nos primeiros seis meses, foram 21.461.

Atualmente, o GDF conta com 356 nutricionistas na rede trabalhando em diferentes serviços, como na Atenção Primária à Saúde, na qual atuam nos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) e exercem, de forma multiprofissional, atividades voltadas principalmente à prevenção de doenças e à promoção da saúde. Também são presentes na Atenção Ambulatorial Secundária, onde fazem o atendimento especializado aos usuários, assim como na Atenção Hospitalar.

Outra responsabilidade dos nutricionistas da rede pública de saúde do DF é com a terapia nutricional dos pacientes, prevenindo, tratando e minimizando a ocorrência da desnutrição hospitalar.

[Numeralha titulo_grande=”21.461″ texto=”Número de atendimentos feitos por nutricionistas nas UBSs no primeiro semestre de 2022″ esquerda_direita_centro=”direita”]

“Por, consequência, reduzindo o tempo de internação hospitalar e os gastos em saúde, na Atenção Domiciliar, além de levar qualidade de vida aos pacientes que necessitam de cuidados especiais em domicílio, e nos bancos de leite humano”, elenca Carolina Gama, gerente de Serviços de Nutrição da Secretaria de Saúde (SES).

“É muito gratificante ver nossos nutricionistas ocupando cargos estratégicos na Secretaria de Saúde, não apenas na Gerência de Nutrição, mas também em cargos na Subsecretaria de Vigilância em Saúde, como a Diretoria de Vigilância Sanitária, a Gerência de Alimentos e a Gerência de Vigilância de Infecções, entre outros”, cita.

Ainda segundo a gerente de Serviços de Nutrição, o nutricionista no GDF tem uma função chave na composição das equipes responsáveis pela implementação da Política Distrital de Alimentação e Nutrição. “Trata-se de política inédita e propositiva publicada em dezembro de 2021 com o objetivo de melhorar as condições de saúde, alimentação e nutrição da população do DF”, explica a gestora. “Esta política traz oito diretrizes para direcionamento das ações de alimentação e nutrição no âmbito do Distrito Federal”, resume Carolina.

Moradora do Paranoá, a servidora Elizete dos Santos Silva, 41 anos, foi atendida por uma das nutricionistas do GDF e guarda boas impressões do atendimento e da profissional. “Por causa de problemas de saúde, tive que fazer dieta e me recomendaram procurar um nutricionista”, revela. “Nem sabia que era um atendimento especializado na rede pública do GDF. Estou feliz com o atendimento, o tratamento”, relata.