04/10/2022 às 09:34

Orquestra Sinfônica apresenta a ópera Carmen em superprodução

Concerto marca reabertura do Teatro Plínio Marcos, com espetáculos nos dias 2 e 3 de agosto

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 29 de julho de 2022 – O destaque da programação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) para o mês de agosto é a ópera Carmen, do compositor Georges Bizet, que estreou originalmente na França, em 1875. Serão duas apresentações do concerto, nas próximas terça (2) e quarta-feira (3), às 20h, marcando a estreia da OSTNCS em sua nova casa, o Teatro Plínio Marcos, no Eixo Cultural Ibero-Americano.

A história se passa em Sevilha (Espanha), no final do século 19, e retrata o conflito amoroso de Carmen, uma cigana que acaba assassinada pelo soldado Dom José, depois de ela o deixar pelo toureiro Escamillo. 

A OSTNCS passa a ter o Teatro Plínio Marcos como local de apresentações | Foto: Divulgação/Secec

“É uma tragédia que se conecta com os nefastos feminicídios que ocorrem atualmente no Brasil. A peça ajuda a levantar essa discussão”, contextualiza o regente Claudio Cohen. “Carmen, uma mulher com um forte sentimento de liberdade, muito à frente de sua época, é uma das imperecíveis obras-primas da história da ópera”, completa.

Quatro atores e atrizes, com figurino de época, dividem espaço com os músicos no palco. Há ainda narração e coro, completando a superprodução que ocupa o Teatro Plínio Marcos em sua reabertura. A partir de agora, ele passa a ser a casa da OSTNCS. “Estamos muito entusiasmados com a mudança. O espaço tem um palco com ótimas dimensões, iluminação cênica, camarins, sala reservada para a guarda dos instrumentos e estudo para os músicos”, comenta o maestro.

Elenco

“Não tenho palavras para descrever a felicidade que estou sentindo em cantar a Carmen na ópera de Bizet. É sem dúvida um dos papéis mais difíceis e importantes para mezzosoprano”, diz Marina Melaranci, que interpreta a protagonista.

“Fico muito grata pela oportunidade e confiança do maestro e dos músicos e me sinto honrada também em dividir o palco com grandes talentos de Brasília e internacionais”, celebra a cantora ítalo-brasileira. Ela considera a apresentação “um projeto maravilhoso” e acredita que abrirá portas para um festival de óperas na capital federal.

Marina Melaranci interpreta Carmen no espetáculo | Foto: Divulgação

Franklin Sagredo Martins encarna Dom José. “Um jovem soldado espanhol, que não conhece o amor, é seduzido por uma mulher livre. Esse amor passional leva o jovem soldado à ruína. Acreditar que o amor é incondicional é um grande erro”, avalia o tenor hispano-brasileiro radicado há 20 anos na Europa.

Já o papel do toureiro é de Tiago Kaltenbacher, que chegará a Brasília só às vésperas da estreia e, por enquanto, segue ensaiando sozinho em São Paulo. Na ópera, ele destaca a sensualidade do mundo espanhol e seus arquétipos. 

Para o artista, seu personagem, Escamillo, exibe as virtudes de um toureiro, que não pode perder o foco e é capaz de antever as intenções do touro pelo olhar do animal. Essa habilidade explicaria seu sucesso, ao vencer Dom José na conquista do coração de Carmen.

Francisco Mayrink assina a direção do espetáculo. “É sempre um desafio a direção de uma ópera, pois temos de ter em mente o que o autor do texto e da música pretenderam, tendo o cuidado de não desvirtuar a obra. Fazer um espetáculo com orquestra no palco limita a liberdade de ação dos artistas em cena, mas é um excitante exercício de adequação”, explica.

Outros eventos

Ainda em agosto, o maestro Claudio Cohen destaca a parceria com o São Paulo Contemporary Composers Festival. O concerto trará a Brasília compositores de vários países com obras inéditas, que vão mostrar as novas tendências da música de concerto.

O Iate in Concert vai tratar do tema “Das óperas aos musicais”, e trará como convidado o tenor paulistano Thiago Arancam. Em parceria com a Embaixada da Áustria, o regente anuncia também a performance do concerto para violino e orquestra de Ludwig van Beethoven.

Em seguida, está programado concerto brasileiro com obras de mestres como César Guerra-Peixe, Camargo Guarnieri e Fernando de Morais. O mês fecha com o Concerto Mexicano, quando o maestro Miguel Salmon Del Real interpretará obras de Silvestre Revueltas e Arturo Márquez entre outros.

Serviço

Bizet – Ópera Carmen em Concerto
Com Marina Melaranci, Manuela Korossy, Tiago Kaltenbacher, Franklin Sagredo
Data: 2 e 3 de agosto, às 20h
Entrada gratuita (por ordem de chegada, sujeito à lotação)
Local: Teatro Plínio Marcos, Eixo Cultural Ibero-americano (ao lado da Torre de TV)

Festival de Música Contemporânea
Data: 9 de agosto, às 20h
Local: Teatro Plínio Marcos, Eixo Cultural Ibero-americano

Iate in Concert – Das Óperas aos Musicais
Tenores: Thiago Arancam e Franklin Sagredo
Sopranos: Marina Melaranci e Manoela Korossy
Data: 13 de agosto, às 18h
Local: Iate Clube de Brasília

Concerto Austríaco
Com Dominik Hellsberg (violinista)
Data: 16 de agosto, às 20h
Local: Teatro Plínio Marcos, Eixo Cultural Ibero-americano

Concerto Brasileiro
Data: 23 de agosto, às 20h
Local: Teatro Plínio Marcos, Eixo Cultural Ibero-americano

Concerto Mexicano
Com maestro Miguel Salmon del Real
Data: 30 de agosto, às 20h
Local: Teatro Plínio Marcos, Eixo Cultural Ibero-americano

Confira aqui a programação completa. 

*Com informações da Secec