04/10/2022 às 15:02

Park Way e Plano Piloto se preparam para as chuvas

Desobstrução de vias e limpeza de bocas de lobo e de bolsões estão entre os serviços realizados nas duas regiões administrativas

Por Catarina Lima, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues


Brasília, 22 de agosto de 2022
– O Plano Piloto está se preparando para a chegada das chuvas. A partir de setembro, será elaborado um cronograma para limpar as bocas de lobo das vias da região administrativa. O trabalho é executado desde 2019 pela Novacap nesta época do ano.

A partir de setembro será elaborado cronograma para limpeza das bocas de lobo do Plano Piloto | Fotos: Divulgação

No Park Way, o serviço já começou. A administração aproveita o período de seca para preparar a região administrativa para as chuvas que começam entre setembro e outubro e se estendem por oito meses. De acordo com a última Pesquisa Domiciliar por Amostra de Domicílios (Pdad), do Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal, 23.081 pessoas vivem no Park Way. Dessas, cerca de 10 mil estão em terrenos de chácaras, mais sensíveis às chuvas.

Preocupado com esses moradores, a Administração Regional do Park Way deu início, neste mês, à colocação de 400 metros de rede de águas pluviais, retirada de meios-fios que impedem a passagem da água e limpeza de bolsões. O trabalho é executado por 35 trabalhadores, divididos entre administração, Novacap e reeducandos do sistema penitenciário do DF.

O administrador do Park Way, Tomaz da Silva, diz que a ação para evitar alagamentos no período de chuvas contempla toda a região administrativa, inclusive nas localidades ainda não regularizadas. “As moradias podem ser irregulares, mas lá vivem pessoas, e é preciso cuidar de todos”, frisou Tomaz.

Os meios-fios que estão sendo retirados foram instalados por moradores por questões estéticas, mas, segundo o administrador, precisam ser removidos para que a água da chuva siga o curso normal e não fique empoçada, causando danos. “Neste trabalho, estamos contando com o auxílio de especialistas, como professores da Universidade de Brasília [UnB], que estão orientando a melhor maneira de limpar a cidade para as chuvas”, conta.

No Park Way, o trabalho é realizado por 35 trabalhadores, divididos entre administração, Novacap e reeducandos

O serviço de retirada de meios-fios começou no Trecho 2, entre as quadras 6 e 13, e depois será expandido para toda a cidade. Outro trabalho a ser feito em todas as quadras onde houver necessidade é a limpeza de bolsões (retirada de lixo, inservíveis e entulhos).

As regiões de chácara são as que mais preocupam a administração e as que mais estão recebendo atenção nesse serviço de preparação para as chuvas. Tomaz Silva lembra que cerca de 10 mil pessoas moram nessas regiões, parte das quais já está legalizada. Entre os terrenos de chácara no Park Way, destacam-se Vargem Bonita, Córrego da Onça e Coqueiro.