04/10/2022 às 14:42

Parque Educador seleciona 69 escolas públicas para o segundo semestre

Aulas presenciais começam no dia 30 de agosto em seis unidades de conservação

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 19 de agosto de 2022 –
O Instituto Brasília Ambiental, por meio da Unidade de Educação Ambiental (Educ), selecionou 69 escolas públicas do Distrito Federal para o projeto Parque Educador – 2º semestre de 2022. O processo seletivo contou com 199 inscrições, e as escolas escolhidas abrangem 19 regiões administrativas. Confira aqui o resultado.

Com o início previsto para o dia 30 deste mês, se estendendo até novembro, as atividades são voltadas para a educação integral, ambiental e patrimonial nas unidades de conservação (UCs), sob gestão do órgão ambiental.

Os alunos participantes do programa terão aulas nos parques ecológicos Saburo Onoyama (Taguatinga), Três Meninas (Samambaia), Riacho Fundo, Águas Claras, Sucupira/Esecae (Planaltina) e Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul).

Integração ambiental

O programa, uma parceria entre o Brasília Ambiental e as secretarias de Educação (SEE) e do Meio Ambiente (Sema), foi idealizado para fortalecer a educação ambiental, ampliar o espaço educativo das escolas públicas e aumentar a integração dos parques com a comunidade. Os conteúdos estudados em sala de aula são ampliados por meio de trilhas guiadas, oficinas, práticas integrativas de saúde, palestras e vivências com a natureza.

As atividades são desenvolvidas por professores capacitados e disponibilizados pela SEE. O diferencial desse projeto de receptivo é que cada turma inscrita participará de um ciclo de aulas planejadas e encadeadas ao longo do semestre, o que possibilita um processo de sensibilização mais profundo junto aos estudantes.

*Com informações do Brasília Ambiental