04/10/2022 às 09:41, atualizado em 04/10/2022 às 17:31

Passagem da Samdu sobre o Túnel de Taguatinga é liberada para o trânsito

Cruzamento da via com a Avenida Principal, que estava fechada desde maio de 2021, volta a ser alternativa para atender milhares de veículos diariamente

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília, 31 de julho de 2022 – Nesta segunda-feira (1°), uma importante etapa da construção do Túnel de Taguatinga será entregue à população. O cruzamento da Samdu com a Avenida Principal, no trecho que passa sobre a obra de arte, volta a ser liberado para a circulação de veículos.

São 145 metros da via ligando o lado Sul ao Norte com quatro faixas de rolamento, pavimentação nova, meios-fios, mureta de proteção new jersey e sinalizações horizontal e vertical. O trecho estava fechado desde maio de 2021, quando o viaduto que servia de elo entre a Samdu Sul e a Samdu Norte foi demolido para dar lugar à fundação do túnel.

Inicialmente, o cruzamento será restrito ao trânsito de veículos e ficará proibido para a passagem de pedestres | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Samdu é uma das avenidas comerciais mais importantes de Taguatinga. Por lá, passam milhares de veículos diariamente. A reabertura do tráfego irá impactar positivamente o trânsito na região ao liberar o cruzamento para os carros que só tinham como opção o desvio em frente à Feira dos Importados de Taguatinga em direção à Avenida das Palmeiras e à Estrada Parque Taguatinga (EPTG). Quem seguir da Samdu Sul para Ceilândia continuará nesse acesso.

Secretário de Obras do DF, Luciano Carvalho lembra que obras como a do Túnel de Taguatinga, em meio a centros já bastante urbanizados, geram transtornos naturais pela estrutura já consolidada das cidades. Ele lembra que a liberação de mais um cruzamento sobre o túnel demonstra um avanço da construção. “Qualquer ação que recomponha parcialmente a normalidade traz benefícios, seja para moradores e para comerciantes.”

Inicialmente, o cruzamento será restrito ao trânsito de veículos e ficará proibido para a passagem de pedestres. Neste sábado (30), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) se encarregará de fazer as sinalizações de placa e asfalto.