04/10/2022 às 17:08

Planaltina tem festival com música, teatro e cinema no fim de semana

O evento Cultura na Praça, apoiado pelo FAC, terá diversas atrações gratuitas na Praça Salviano Guimarães, no sábado (17) e domingo (18)

Por Catarina Lima, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 16 de setembro de 2022 –
Shows musicais de rock, reggae e metal, peças teatrais, exibição de documentários contando a história da cidade e apresentações do folclore brasileiro fazem parte do festival Cultura na Praça, que será realizado nestes sábado (17) e domingo (18), das 16h30 às 23h, na Praça Salviano Monteiro Guimarães, em Planaltina. O evento conta com R$ 40 mil de recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC). A entrada em todos os espetáculos é gratuita.

O administrador da cidade, Célio Pimentel, destacou a importância da arte na qualidade de vida das pessoas. “A cultura é uma característica marcante de Planaltina. Durante a pandemia, as manifestações desta natureza foram suspensas e os artistas e a comunidade sofreram com isso. Este festival marca a retomada dos eventos culturais”, ressaltou.

“O festival Cultura na Praça marca a retomada dos equipamentos públicos em Planaltina, e a praça Salviano Guimarães tem muita história. Ela já existia na época da Missão Cruls. Os membros do grupo se hospedaram nela quando vieram fazer a demarcação da área”, contou o produtor cultural do evento, Jeff Oliveira.

A Missão Cruls foi criada em 1891 pelo então presidente da República, Floriano Peixoto, com o objetivo de fazer um estudo científico do Centro-Oeste e definir onde seria instalada a nova capital do país. Em 1892, a Comissão Exploradora do Planalto Central foi instituída. Foi escolhido como chefe o astrônomo e geógrafo belga Louis Ferdinand Cruls, que deu nome ao grupo. “A importância da praça fez com que ela fosse escolhida para ser a primeira a receber o Cultura na Praça”, disse Jeff.

O administrador da região administrativa lembrou a importância de Planaltina para a cultura do DF. “Planaltina já existia quando Brasília foi construída. Tudo começou a partir de Planaltina. Essa importância também se expressa na cultura produzida em nossa cidade”, afirmou Célio, lembrando a importância do apoio do FAC aos projetos culturais dos artistas da cidade.

Segundo Jeff, a seleção dos artistas que vão se apresentar no Festival teve como prioridade prestigiar os artistas de Planaltina e a cultura brasileira. “90% das bandas que farão shows nesses dois dias na Praça Salviano Guimarães são da cidade. Apenas a Prollogy é de Taguatinga”, explicou o produtor. Também passarão pelo palco do festival os grupos Mitsein, Tribawê, Daren, Prollogy e os cantores Fezzy, The japa, Lil V.A e WL o Drama. Entre as manifestações culturais haverá apresentações de maracatu, capoeira e um show de folclore de um grupo do Pará.