04/10/2022 às 08:07

Policiais conhecem técnicas de resgate de animais

Equipes das polícias Civil e Militar participam de palestra sobre resgate, contenção e manejo de animais no Zoo de Brasília

Por Agência Brasília* | Edição: Saulo Moreno


Brasília, 22 de julho de 2022
– A Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB) realizou entre os dias 19 e 21 de julho, a pedido da Polícia Ambiental do Distrito Federal, uma palestra com o intuito de ensinar técnicas de resgate, manejo e contenção de animais. A demonstração contou com participação de equipes da Polícia Civil (PCDF) e da Polícia Militar (PMDF) e as aulas foram ministradas por membros das diretorias de Répteis, Mamíferos, Aves e Hospital Veterinário do Zoo.

[Olho texto=”“Por ser a polícia que realiza esse tipo de resgate, é importante que eles saibam a melhor forma de agir nesses momentos e, com essa palestra, eles vão saber identificar melhor o animal com que estão lidando para, assim, utilizar a melhor forma de contê-lo, evitando que o animal saia ferido ou que ele machuque alguém durante a operação”” assinatura=”Mariana de Carvalho, supervisora de manejo de répteis do Zoológico de Brasília” esquerda_direita_centro=”direito”]

Durante as palestras, as equipes da PCDF e da PMDF aprenderam a diferenciar espécies recorrentes na região e os cuidados necessários para contê-los e manejá-los da maneira mais segura, tanto para quem está realizando o resgate quanto para o animal resgatado. Em uma das palestras realizadas no dia 21, a supervisora de manejo de répteis do Zoológico de Brasília, Mariana de Carvalho, mostrou à equipe da PMDF as diferenças entre algumas espécies de cobras e a melhor forma de se lidar com esses animais.

Mariana explicou sobre a importância das equipes policiais aprenderem essas técnicas e métodos que devem ser utilizados durante os resgates. “Por ser a polícia que realiza esse tipo de resgate, é importante que eles saibam a melhor forma de agir nesses momentos e, com essa palestra, eles vão saber identificar melhor o animal com que estão lidando para, assim, utilizar a melhor forma de contê-lo, evitando que o animal saia ferido ou que ele machuque alguém durante a operação.”

Em 2020, cerca de 4.667 animais silvestres foram resgatados no Distrito Federal. O número corresponde à somatória dos dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), da Polícia Militar Ambiental e do Instituto Brasília Ambiental.


*Com informações da Fundação Jardim Zoológico de Brasília