04/10/2022 às 15:05

Produtores rurais da Taquara comemoram 22ª Semana do Pimentão

Com início nesta terça (23), programação reúne palestras, atividades técnicas e cavalgada

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Brasília, 22 de agosto de 2022 – Começa nesta terça-feira (23) a 22ª Semana do Pimentão do Núcleo Rural Taquara, em Planaltina. Promovido pela Emater em parceria com a Cooperativa Agrícola de Planaltina (Cootaquara), o evento conta com atividades técnicas, culturais e concurso de receitas, além da confraternização entre os participantes na tradicional cavalgada de encerramento.

No ano passado, DF teve mais de 97 toneladas de pimentão produzidas | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

“Esse evento, que esteve parado nos últimos dois anos, será muito importante para os nossos produtores”, afirma a presidente da Emater, Denise Fonseca. O gerente da empresa no Núcleo Rural Taquara, Fabiano Carvalho, reforça: “Esse tipo de ação faz parte do processo de estímulo à produção agropecuária”, comenta o gerente da Emater na Taquara, Fabiano Carvalho.

De acordo com o Relatório de Informações Agropecuárias do Distrito Federal, elaborado pela Emater, a produção de pimentão na capital registrou 97,24 toneladas por hectare, um aumento de 30% em relação a 2020, quando foram produzidas 74,63 toneladas por hectare. Ao todo, o DF tem 360 produtores que cultivam a hortaliça.

Programação

Entre os assuntos desta edição, a Semana do Pimentão levanta o tema “Sistema cooperativo como superação de crises”. Outro destaque é o cultivo protegido em sistema hidropônico. A semana terá, ainda, palestras sobre manejo de pragas na cultura do pimentão, eficiência da adubação e uso de produtos biológicos, entre outras questões relacionadas ao manejo da produção.

Na sexta-feira (26), haverá apresentações musicais e exposições. Já no sábado (27), além das atrações culturais, o destaque será o concurso de receitas com pimentão. No domingo (28), o encerramento da Semana do Pimentão terá cavalgada e show musical.

22ª Semana do Pimentão
? De terça (23) a domingo (28), no Núcleo Rural Taquara – acesso pelas rodovias DF-230 e DF-410, Planaltina-DF.

*Com informações da Emater