04/10/2022 às 16:04, atualizado em 07/10/2022 às 18:44

Quase 100 km de canais de irrigação reformados em todo o DF

Núcleo Rural Rio Preto é um dos locais beneficiados e teve mais 1 km de tubulação concluída em agosto. Região tem 420 propriedades e cerca de 2.300 produtores

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

Brasília, 31 de agosto de 2022 – Desde 2019, o Governo do Distrito Federal (GDF) reformou 95 km de canais de abastecimento (veja abaixo). A esse número, soma-se mais 1 km de canal de irrigação que vai fazer a diferença na vida de dez famílias de produtores rurais do Núcleo Rural Rio Preto, em Planaltina.

Técnicos da Emater-DF instalaram mais 1.00o metros de tubulação em PVC de 150 mm para fazer a captação de água no Rio Preto | Fotos: Lúcio Bernardo Jr / Agência Brasília

Neste período, esta comunidade, uma potencial produtora de hortaliças para toda a capital, já teve cerca de 8 km de tubulações restabelecidos. Tudo resultado de um trabalho conjunto da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri) e da Emater-DF, com o apoio das comunidades.

Arte: Agência Brasília

Ali no Rio Preto, os 1.000 metros de tubulação em PVC de 150 mm foram instalados pelos técnicos da Emater, fazendo a captação adequada da água que corria a céu aberto e é oriunda do Manancial Extrema, afluente do rio que dá nome à comunidade. Com água ‘além da conta’, como diz o produtor rural Francisco Sousa, 54, sua produção de couve, couve-flor, brócolis e pimentão já aumentou cerca de 40%, explica ele.

O produtor Francisco Sousa já conseguiu aumentar sua produção em 40% e já planeja criar peixes, “pois tem água suficiente”

“É um presentão para nós aqui, ficou bom demais agora. Antigamente, nós, produtores, cooperávamos mas só chegava 50% da água captada”, explica Francisco, que planta com o auxílio de três filhos. “Tem 12 anos que a gente pede essa melhora na irrigação aqui. Agora, vou inclusive criar peixes, pois tem água suficiente”, comemora o senhor, morador há mais de 20 anos da região.

Produtor de tomates e abóbora italiana, Ricardo Abreu, 35, também se mostrou satisfeito com o novo momento. “É importante para garantir o nosso cultivo. Já teve ano aqui que faltou água para plantar e ficou bem complicado. Graças a Deus, melhorou”, afirma. Ricardo herdou do pai, Hercílio Barros, 67, o gosto pela agricultura e hoje coordena o plantio com o cunhado e a irmã. A colheita é comercializada na Feira de Hortifruti de Planaltina.

Alimentação escolar beneficiada

O gerente do escritório da Emater no Núcleo Rural Rio Preto, Eduardo Damásio, diz que os canais estão garantindo a segurança alimentar da região e também do DF

De acordo com o gerente do escritório da Emater no Núcleo Rural Rio Preto, Eduardo Damásio, a região tem 420 propriedades e cerca de 2.300 produtores. “Com o canal de irrigação, evitamos que água se perca ou infiltre na terra. Estamos garantindo a segurança alimentar da região e também do DF” , diz. “O que é cultivado aqui também é usado nas compras governamentais, por exemplo. Vinte e cinco produtos seguem para a alimentação escolar do Distrito Federal”, acrescenta Damásio.

A água que corria a céu aberto está sendo captada adequadamente e permitindo que os produtores rurais, além de aumentarem suas plantações, desenvolvam novas atividades agrícolas

O assessor técnico da Emater, Edvan Ribeiro, pontua que desde 2014 diversos canais vêm sendo recuperados – ação intensificada a partir de 2019. O próximo é o do Rodeador, em Brazlândia, que está em processo licitatório. Uma obra grandiosa em um duto que mede cerca de 30 km. “A tubulação da água é fundamental. Em algumas regiões que passamos, os últimos usuários do canal ficam até cinco anos sem receber água. Com ele pronto, dá para todo mundo e até sobra”, finaliza o técnico.

Quase 100 km de canais de irrigação reformados em todo o DF