04/10/2022 às 16:11, atualizado em 05/10/2022 às 23:01

Quase R$ 7 milhões são investidos na desobstrução de galerias pluviais

Em três anos, limpezas de caixas e bocas de lobo preparam as cidades para as chuvas e minimizam danos em temporais com serviços preventivos; ação é reforçada em setembro

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues


Brasília, 1° de setembro de 2022 –
 O Governo do Distrito Federal (GDF) reforça em setembro o trabalho semanal de limpeza e desobstrução da rede pluvial em todas as regiões administrativas. O objetivo é preparar as cidades para o fim da estiagem e a volta do período de chuvas, previsto para outubro. Somente entre janeiro de 2020 e agosto de 2022, foram investidos pelo menos R$ 6,8 milhões em serviços de desimpedimento, construção, reconstrução e limpeza das tubulações de passagem de águas das chuvas, bocas de lobo e bueiros.

Com suporte de um caminhão de hidrojato, entulhos, lixos, folhas secas e materiais descartados irregularmente são retirados dos canais de passagem das chuvas | Fotos: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

O trabalho é feito pela Secretaria de Governo, por meio do programa de reformas GDF Presente, responsável pela manutenção diária, e pela Novacap. De segunda a sexta-feira, a empresa tem nas ruas três equipes responsáveis por reparos e três pela desobstrução das galerias e bocas de lobo.

Com o suporte de um caminhão de hidrojato, entulhos, lixos, folhas secas e materiais descartados irregularmente são retirados dos canais de passagem das chuvas. Há ainda a troca, substituição de tampas e recuperação de tubulações rompidas. Nos primeiros dias de setembro, os trabalhos estavam sendo feitos nas tesourinhas da Asa Norte.

A Novacap, inclusive, prepara para a segunda quinzena deste mês um mutirão de desobstrução dos canais em parceria com aproximadamente 30 reeducandos do projeto Mãos Dadas, da Secretaria de Administração Penitenciária. “É uma parceria que, além de dispor de mão de obra para promover melhorias nas cidades, ressocializa e oferece oportunidades de recuperação desses reeducandos”, afirma o coordenador do projeto, Hugo Azevedo.

De segunda a sexta, a Novacap tem nas ruas três equipes responsáveis por reparos e três pela desobstrução das galerias e bocas de lobo

A ideia é repetir o trabalho bem-sucedido de 2021, em que, além das limpezas, três bacias de contenção foram construídas em pontos problemáticos da Asa Norte – duas nas proximidades do Estádio Nacional Mané Garrincha e uma na SQN 402, ponto focal de enchentes e alagamentos no passado.

Ainda em 2021, cerca de 10,4 mil canais da rede de drenagem – entre 8 mil bocas de lobo e 2,4 mil poços de visita, que são as caixas de acesso à rede –, foram limpos, totalizando 1,1 mil toneladas de materiais retirados e que poderiam impedir ou dificultar a passagem das águas.

“No ano passado, construímos as bacias ainda durante as chuvas. Desta vez, elas vão começar e tudo já vai estar pronto e mais bem preparado”, prevê o engenheiro da Divisão de Manutenção de Drenagem do DER, Lânio Trida Sene.

Cerca de 30 reeducandos do projeto Mãos Dadas vão participar de mutirão de desobstrução de canais na segunda quinzena deste mês | Foto: Divulgação/ GDF Presente

Coordenador do Polo Leste do GDF Presente – responsável pelas ações de manutenção do Itapoã, do Jardim Botânico, do Paranoá e de São Sebastião –, Leandro Cardoso diz que a determinação da Secretaria de Governo foi agir o quanto antes em medidas preventivas para que em 2022 os impactos causados pelos temporais na vida da população sejam ainda menores.

“No Itapoã mesmo, nós retiramos em uma via a quantidade de um caminhão trucado de restos de resíduos que estavam obstruindo os canais. Se isso não tivesse sido feito em tempo hábil e adequado, a comunidade sofreria com mais chances de alagamento e riscos de invasões das casas pelas águas, além do asfalto nessas vias que iria ceder”, ressalta.