04/10/2022 às 09:11

Recanto das Emas terá consultorias gratuitas sobre projetos culturais

Caravana Território Criativo estará na cidade até 30 de julho; inscrições podem ser feitas online ou no próprio evento

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 28 de julho de 2022 –
Atenção, empreendedores culturais! Até sábado (30), o Recanto das Emas recebe a Caravana Território Criativo, com consultorias e orientações para quem quer trabalhar com cultura. O projeto será realizado na Carreta Escola do Senac, estacionada na Quadra 102 da cidade. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site do programa ou no próprio local.

A caravana marca a segunda fase do projeto Território Criativo, voltado para a qualificação e formação de profissionais na área de cultura. O programa, uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) em parceria com a organização não governamental (ONG) Lente Cultural, começou em dezembro de 2021.

“Foram seis meses de cursos, oficinas e palestras com apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas [Sebrae] e do Espaço Cultural Renato Russo”, comenta a coordenadora-geral do Território Criativo, Carol Peres. “Agora, nas caravanas, vamos ter palestras sobre empreendedorismo cultural e acessibilidade para eventos e projetos.”

As edições itinerantes terão consultoria contábil e jurídica voltada para o empreendedorismo. “Além disso, [vamos] orientar quem quer formalizar o MEI [microempreendedor individual] e explicar questões ligadas aos editais da secretaria, como o Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e as formas de patrocínio e fomento disponíveis”, detalha Carol.

As caravanas também vão oferecer o Mutirão Ceac, para ajudar os interessados em fazer o Cadastro de Ente e Agente Cultural. “Qualquer pessoa que queira participar de processos seletivos, como editais do FAC ou programas de apoio, deve ter esse cadastro”, ressalta Carol.

Nesta primeira edição, o programa espera atender não só os moradores do Recanto das Emas, mas também do Gama, do Riacho Fundo II e de Santa Maria. “Para termos um maior alcance, dividimos o Distrito Federal em macrorregiões e escolhemos uma cidade para sediar a caravana”, explica a coordenadora.

A próxima parada do projeto será na Estrutural, de 2 a 6 de agosto, para atender a comunidade do Cruzeiro, Guará, SCIA, SIA, Sudoeste e Octogonal. A terceira edição está marcada para 16 a 20 de agosto no Sol Nascente e em Brazlândia, contemplando também os moradores de Ceilândia, Samambaia e Pôr do Sol.?