04/10/2022 às 16:57, atualizado em 10/10/2022 às 15:01

Resto de asfalto reciclado é aplicado em via de São Sebastião

GDF Presente e administração regional revestem pistas não pavimentadas da comunidade Zumbi dos Palmares, no Morro da Cruz

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Carolina Lobo

Brasília, 14 de setembro de 2022 – O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio do programa de manutenção GDF Presente, iniciou um trabalho de nivelamento de 1,6 km da avenida principal da comunidade Zumbi dos Palmares, no Morro da Cruz, localizado em São Sebastião. Na via, foi passada uma motoniveladora que preparou o terreno para a aplicação do fresado – material residual proveniente da manutenção das rodovias. São aproximadamente 250 caminhões de restos de asfalto reciclados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e transformados em materiais aplicados em estradas vicinais e vias não pavimentadas do DF.

GDF Presente e Administração Regional de São Sebastião fazem nivelamento de 1,6 km da avenida principal do Morro da Cruz | Foto: Arquivo/GDF Presente

De acordo com o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Guilherme Tabosa, o terreno na região é argiloso e faz muita poeira no período da seca e bastante atoleiro no período de chuva. Como a região ainda está em fase de regularização, não é possível pavimentá-la.

“Por aqui passam vans escolares e há uma concentração de comércios da região, o que torna ainda mais necessário esse ajuste, pois atende um número grande de moradores”, explica Tabosa. A previsão é de que os trabalhos continuem até 23 de setembro.

Ivo Pereira da Silva, 42 anos, é motorista particular e morador do Morro da Cruz desde 2012. Ele conta que a via sem o material estava um caos e gerava um grande mal-estar para a comunidade, principalmente para  as crianças, que sofriam com a sujeira e a poeira nas paradas de ônibus a caminho da escola. Agora a história é outra. “Já senti as melhorias ao chegar em casa. Inclusive, para a manutenção do carro vai ser bom. É uma grande ajuda para nós, moradores, porque os ônibus vão conseguir subir a avenida e chegar mais perto de outras casas”, avalia.

Resto de asfalto reciclado é aplicado em via de São Sebastião