04/10/2022 às 18:17, atualizado em 10/10/2022 às 18:05

Retirada de terra e folhas prepara bolsões para as chuvas

Espaços, no núcleo rural do Itapoã, captam águas desviadas de pista por canaleta, o que reduz impacto das enxurradas sobre vicinais

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno


[Olho texto=”“Estamos preparando a região para a chegada das chuvas e prevenindo futuros prejuízos causados por elas”” assinatura=”Leogilton Fontes, administrador regional do Itapoã” esquerda_direita_centro=”direita”]

Brasília, 29 de setembro de 2022 – O Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Administração Regional do Itapoã e do Programa GDF Presente, realizou nesta semana a limpeza de 18 bolsões de captação de água do Núcleo Rural Capão da Erva. Por lá foram retirados cerca de 30 caminhões de terra e folhagens, desobstruindo os espaços para a captação das águas das chuvas quando acabar o período de estiagem em Brasília, previsto para outubro.

Cerca de 5 km de estradas rurais da região receberam terraplanagem e a colocação de 60 caminhões de cascalho | Fotos: Divulgação/GDF Presente

Em dias e noites de chuva, a água que transcorre a via principal do núcleo rural é desviada por meio de lombadas para as canaletas abertas na estrada e direcionadas até os bolsões pelos chamados “bigodes” abertos no terreno. “Isso reduz a força das enxurradas e mantém a qualidade de tráfego da pista nos períodos de temporais”, explica o coordenador do Polo Leste do GDF Presente que atende o Itapoã, Guilherme Tabosa.

Além disso, foram recuperados cerca de 5 km de estradas rurais da região com terraplanagem e colocados 60 caminhões de cascalho – cedidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) – e 20 de restos de construção civil (RCC) triturado e misturado com britas pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

[Olho texto=”“O trabalho ficou muito bem feito como há muito não se fazia. Nivelaram a estrada e a prepararam adequadamente para os bolsões, o que nos deixa mais tranquilos quando voltar a chover”” assinatura=”Cristina Andrade, aposentada” esquerda_direita_centro=”Esquerda”]

“Estamos preparando a região para a chegada das chuvas e prevenindo futuros prejuízos causados por elas”, informa o diretor de Obras das Administração Regional do Itapoã, Leogilton Fontes.

Nas duas operações foram utilizados, além de três caminhões trucados para transporte, uma motoniveladora, uma retroescavadeira para retirada do material e um caminhão pipa. A proposta é que essa terra seja aproveitada na recuperação de outras vias vicinais da região.

Um caminhão pipa estava entre os equipamentos utilizados para a realização dos serviços no Núcleo Rural Capão da Erva

Cristina Andrade, 61 anos, é aposentada e está há 4 anos na região. No terreno em que ela mora há um bolsão de captação de água, mas que estava acima do nível da rua, impedindo sua verdadeira função. Com isso, quando chovia, a água não tinha para onde ir e transformava a frente das casas em “pântanos”. “O trabalho ficou muito bem feito como há muito não se fazia. Nivelaram a estrada e a prepararam adequadamente para os bolsões, o que nos deixa mais tranquilos quando voltar a chover”, conclui.

Retirada de terra e folhas prepara bolsões para as chuvas