04/10/2022 às 18:13

Retiradas 18 toneladas de lixo da Praça da Matinha, na Granja do Torto

Em trabalho do GDF Presente e da Novacap iniciado no começo deste mês, também foram retirados do local inservíveis e material verde e executados serviços de poda de árvores

Por Catarina Lima, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 28 de setembro de 2022 – Atendendo a uma reivindicação dos habitantes da Vila de Moradores da Granja do Torto, o GDF Presente e a Novacap fazem a limpeza e regeneração da Praça da Matinha naquela localidade, que havia se transformado em área de descarte de lixo e de inservíveis. No total foram removidas 18 toneladas de material verde, lixo e inservíveis.

Desde o início de setembro, equipes do GDF Presente, Novacap, Departamento de Parques e Jardins, Divisão de Manutenção de Áreas Verdes (Dimav), Detran e Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) fazem poda de árvores, capina e frisagem e retirada de lixo do equipamento público.

Praça da Matinha, na Granja do Torto, passa por limpeza e ganha mais estrutura como centro de convivência | Foto: Divulgação

A segunda etapa do trabalho consiste em equipar a praça com mobiliário, como bancos, lixeiras e até um gazebo. Os bancos já estão sendo instalados. De acordo com o coordenador do Polo Central 3 do GDF Presente, Alexandro Cesar, a ideia é devolver ao local a sua principal função, que é ser um centro de convivência. “Vamos deixar a Praça da Matinha um local agradável para o convívio das pessoas. Também será feita a pintura de um muro próximo ao local”, destacou.

“A recuperação de espaços públicos destinados ao uso da comunidade tem sido uma constante nas ações de manutenção das cidades, assim como a preservação dos espaços recuperados, como foi o caso da Praça da Matinha. No entanto, a conscientização da comunidade para o descarte do lixo nos locais adequados será fundamental para o pleno aproveitamento dos serviços recentemente realizados”, avaliou o secretário de Cidades, Valmir Lemos.

O administrador do Lago Norte, Anderson Tolêdo, destacou o fato de estar sendo atendida uma antiga reivindicação dos moradores da Granja do Torto. “Agora a praça volta a ser um espaço de convívio”, disse. O prefeito da Vila de Moradores da Granja do Torto, Marcelo Oliveira, lembrou que o equipamento foi inaugurado em 1980. “A obra era aguardada”, reforçou.

O Setor Habitacional Granja do Torto possui uma área de 341,5 hectares e está localizado na Região Administrativa do Lago Norte. O local tem capacidade para cerca de cinco mil habitações e limita-se a norte e a oeste com o Parque Nacional de Brasília, a leste com o Ribeirão do Torto e ao sul com a DF-003.