04/10/2022 às 16:01, atualizado em 10/10/2022 às 09:26

Sala de comando do Túnel de Taguatinga recebe manta asfáltica

Equipamento, que servirá de base para todas as operações no local, ganha 1,5 mil m² de material para impermeabilização; laje superior já está finalizada

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Brasília, 31 de agosto de 2022 – A equipe de obras do Túnel de Taguatinga vem acelerando os trabalhos para concluir a construção da sala de comando. Nesta segunda-feira (29), os operários iniciaram a aplicação de 1,5 mil m² de manta asfáltica na cabine para finalizar a impermeabilização do equipamento. Feito em concreto, o espaço mede 32,4 m x 53,50 m e servirá como base para todas as operações executadas no túnel. A laje superior já foi finalizada.

Equipes aplicam manta asfáltica nas paredes laterais e na laje | Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília

Usada também em obras de menor porte, a manta asfáltica é essencial para evitar infiltrações e corrosão de armaduras. Tanto as paredes laterais quanto a laje da área técnica serão revestidas com o material. Chamados de aplicadores, os profissionais envolvidos no trabalho usam maçaricos para colar os blocos de cor preta na superfície do local.

“É um material resistente e próprio para a impermeabilização”, explica o subsecretário de Acompanhamento e Fiscalização de Obras, Ricardo Terenzi. “Estruturas de concreto armado enterradas e expostas às intempéries precisam ser impermeabilizadas, caso contrário ficam suscetíveis a diversas patologias estruturais, além do comprometimento das instalações elétricas”. Após a aplicação da manta, ainda virá a proteção mecânica por cima – uma grossa camada de concreto de 19 cm, a última parte do processo de impermeabilização.

Cabine acima das passagens 

No momento, a parte superior da extensa cabine pode ser vista na obra – situada próxima ao cruzamento das avenidas Central e Comercial. Mas, em breve, será aterrada até a altura das pistas. A sala fica posicionada sobre o túnel.

“A sala técnica está ‘caminhando’ muito bem, e sua conclusão é fundamental”, reforça o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “Lá ficarão as centrais de monitoramento, os quadros de comando, reserva de água e de energia [gerador] e espaço para os funcionários. É um local que vai ajudar em várias frentes de trabalho da obra.”

Sala de comando do Túnel de Taguatinga recebe manta asfáltica