04/10/2022 às 11:16, atualizado em 04/10/2022 às 18:46

São Sebastião terá semana agroecológica 

Programação do evento, de 9 a 13 deste mês, inclui atividades como palestras, oficinas, excursões técnicas e feiras

Por Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 4 de agosto de 2022 –
Região com maior número de produtores com certificação orgânica, São Sebastião terá uma programação especial voltada para esse público, no período de 9 a 13 deste mês. Promovida pela unidade local da Emater, a 1ª Pegada Agroecológica inclui atividades como oficinas, excursões técnicas, feiras e colha-e-pague de morango orgânico.

O objetivo é que a atividade passe a ser realizada anualmente, com uma programação diversificada e conteúdos voltados à promoção e desenvolvimento de práticas produtivas e agroecológicas nas propriedades rurais da região de São Sebastião. No total, são 77 produtores certificados, o que corresponde a 30% dos agricultores orgânicos do DF.

Entre as oficinas que serão realizadas estão fabricação de tinta natural, transferência de enxames, confecção de iscas para meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão) e produção de extratos para controle de doenças e insetos. A programação também inclui excursões técnicas sobre cultivo de plantas suculentas e de sistema agroflorestal, bem como conversas sobre chás naturais.

Conexão rural

O evento pretende ainda criar uma maior conexão da área rural com o público urbano, para quem foram planejadas atividades como o colha-e-pague de morango orgânico, uma edição especial da feira Quitanda do CPS e a inauguração da feira Nossa Quitanda, no Instituto Federal de Brasília (IFB) de São Sebastião.

Os produtores rurais interessados nas atividades podem contatar o escritório da Emater em São Sebastião pelos telefones: 3339-1556, 3335-7582 ou 99427-3450.

As inscrições para o colha-e-pague devem ser feitas diretamente com o produtor rural. A atividade será no dia 13, das 9h às 13h, na Chácara Cultivada. As vagas são limitadas, e as inscrições devem ser feitas pelo (61) 98530-4245.

Confira abaixo a programação completa.

Arte: Divulgação/Emater