04/10/2022 às 12:56, atualizado em 06/10/2022 às 09:20

Segundo viaduto do Setor Policial Militar será inaugurado na segunda (15)

Obra integra projeto de implementação do Corredor Eixo Oeste. Trecho do BRT da ESPM está com 20% executado

Por Lúcio Flávio e Lívia Braz, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília, 12 de agosto de 2022 – O segundo viaduto das obras do Setor Policial Militar, projeto que integra a implementação do Corredor Eixo Oeste, será inaugurado na próxima segunda-feira (15). Essa etapa de liberação é da via que liga a ESPM às vias L2, L4 Sul e sentido Aeroporto.

“Estamos finalizando os trabalhos do segundo viaduto e com isso devolvendo a normalidade ao setor, dando mais conforto e segurança aos usuários”, salienta o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “É uma obra que faz parte do Corredor Eixo Oeste, importante obra que vai ligar o Sol Nascente ao Terminal Asa Sul e ao Eixo Monumental”, esclarece.

A construção da linha do BRT da ESPM vai da Agência Nacional de Água (ANA), perto do Cemitério, passando em frente à Polícia Militar e ao quartel dos Bombeiros e seguindo para o Terminal da Asa Sul | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Com o objetivo de reduzir em meia hora o tempo de deslocamento até o Plano Piloto, o Corredor Eixo Oeste, que contará com quase 39 km, prevê o alargamento de pistas e a construção de faixas exclusivas nas principais vias de ligação do Sol Nascente com o Plano Piloto, entre elas a da Hélio Prates, a Epig e a ESPM, está última levando ao Terminal da Asa Sul e com 20% em andamento. Cerca de 30 mil pessoas serão beneficiadas com esse trecho da empreitada.

Nos 3 km de trechos da pista do BRT que passa pela Estrada Setor Policial Militar (ESPM), uma mudança significativa. No local da atual pista flexível por onde passam os carros, será construído o pavimento de concreto dos ônibus rápidos e, ao lado da linha do BRT, no sentido saída sul, o novo asfalto para os veículos normais. Na área, ainda, serão construídos uma ciclovia e um passeio.

“No momento estamos iniciando a construção desse novo asfalto que está na fase de terraplanagem e pavimentação”, explica o engenheiro civil e fiscal da Secretaria de Obras, Vilmar Azevedo. “Uma ciclovia hoje em qualquer cidade do porte de Brasília é importantíssima”, observa Azevedo.

Confira o vídeo:

 

A construção da linha do BRT da ESPM vai da Agência Nacional de Água (ANA), perto do Cemitério, passando em frente à Polícia Militar e ao quartel dos Bombeiros e seguindo para o Terminal da Asa Sul. Um outro trecho segue para a Estrada Parque das Nações, na Via L4.

Morador de Ceilândia e funcionário de um mercado na W3 Sul, Francisco Xavier da Silva, 32 anos, passa todos os dias duas vezes pelo local para ir ao trabalho. Acredita que com o corredor do BRT o trânsito vai fluir mais rápido. “Porque é um trecho com grande fluxo de veículos e nas horas de pico é um caos”, constata. “Com o BRT, a linha é só dele, vai trazer mais rapidez e segurança para os passageiros”, acredita.

Túneis subterrâneos

O consórcio G5, responsável pela obra do BRT da Estrada Setor Policial Militar prevê, como obras complementares, serviços de sinalização, paisagismo, drenagem e execução de uma Bacia de Detenção localizada às margens da Estrada Parque das Nações. Trata-se de uma intervenção gigantesca de 357 mil metros cúbicos de área, o equivalente a 140 piscinas olímpicas, com o objetivo de reter a água da chuva.

“No momento estamos iniciando a construção desse novo asfalto que está na fase de terraplanagem e pavimentação”, explica o engenheiro civil e fiscal da Secretaria de Obras, Vilmar Azevedo

“Essa bacia está sendo construída para isso, ou seja, segurar toda a água da chuva que vier do Setor Policial Militar”, explica o engenheiro e fiscal de Obras da Seob do DF. “É uma área bastante grande que irá resolver essa questão da água por décadas”, diz, taxativo.

Para tanto, uma enorme galeria com cerca de 8,5 km, 3 metros de largura e 3 metros de altura está sendo aberta desde o ESPM até a Vila Planalto, onde fica a bacia. Os túneis subterrâneos para passagem de água, em fase de escavação e drenagem, chamam atenção pelas dimensões. Cerca de 300 homens, direta e indiretamente, trabalham no local.

Segundo viaduto do Setor Policial Militar será inaugurado na segunda (15)