04/10/2022 às 12:54, atualizado em 06/10/2022 às 09:05

Seminário orienta mulheres sobre competências para empreender

A primeira edição do Realize Mulher contou com 50 participantes no Senai de Taguatinga, reforçando temas de programa com foco em comportamentos valorizados no mercado de trabalho

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

Brasília, 12 de agosto de 2022 – A vida de dona de casa sempre agradou Tatiani Marques. Mãe aos 18 anos, ela via nos cuidados com a família sua grande vocação. A experiência traumática de passar por violência doméstica, no entanto, revelou necessidades até então desconhecidas. E a mulher, hoje com 47 anos, iniciou sua busca por autonomia pessoal e independência financeira.

“O seminário permite reforçar todo o aprendizado socioemocional que as participantes do Realize já receberam”, disse a secretária da Mulher, Vandercy Camargos (à direita) | Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

“Eu me inscrevi no Programa Mão na Massa e fiz dois cursos na área de gastronomia. Foi essencial para iniciar meu próprio negócio”, relembra Tatiani. “Também pude participar do Programa Realize, que trabalha competências comportamentais voltadas para o mercado de trabalho. Foi um aprendizado importante, fez com que eu me sentisse preparada para o empreendedorismo.”

Tatiani foi uma das 50 participantes do Seminário Realize Mulher, uma iniciativa da Secretaria da Mulher. Realizado nessa quinta-feira (11), no auditório do Senai de Taguatinga, o encontro recebeu tanto as mulheres que já passaram pelo Programa Realize quanto aquelas que são atendidas pelos equipamentos da Secretaria da Mulher.

Tatiani Marques participou do Programa Realize, que ela diz ter sido importante para que se sentisse preparada para empreender

A programação do seminário contou com explicações acerca da Lei Maria da Penha, palestra sobre empreendedorismo, dança circular e relato de experiências de ex-alunas do Mão na Massa. O programa, aliás, vai entrar em uma nova fase, com cursos voltados para a área de moda e beleza. As inscrições devem ser abertas ainda neste ano.

“O seminário permite reforçar todo o aprendizado socioemocional que as participantes do Realize já receberam”, comenta a secretária da Mulher, Vandercy Camargos. “Para quem ainda não passou pelo programa, é uma oportunidade de começar a trabalhar o autoconhecimento e de conhecer todos os programas que a secretaria oferece.”

Autoconhecimento nos negócios

As alunas do Realize são orientadas a desenvolver comportamentos importantes para o empreendedorismo, segundo o coordenador do programa, Dênis Reis

O coordenador do Programa Realize, Dênis Reis, explica que as habilidades técnicas não são as únicas competências importantes para quem quer empreender. É preciso também desenvolver habilidades ligadas ao comportamento, como resiliência, organização, flexibilidade e autoconfiança. Características que precisam ser trabalhadas principalmente nas mulheres vítimas de violência ou em vulnerabilidade social.

“As alunas do Realize passam por três encontros, cada um com quatro horas de duração, totalmente focados no desenvolvimento de comportamentos socioemocionais importantes para o empreendedorismo”, explica. “Depois desse período de imersão, as mulheres são acompanhadas por seis meses, em encontros semanais. É uma espécie de mentoria, para ajudar a elaborar um plano de negócio.”

Quem quiser participar das próximas edições do Realize deve preencher o formulário do Empreende Mais Mulher, especificando o interesse por participar do programa. Alunas do Mão na Massa são automaticamente inscritas no projeto.

Seminário orienta mulheres sobre competências para empreender