Brasília, 5 de setembro de 2022 – A semana começa movimentada no canteiro de obras do Túnel de Taguatinga. Nesta segunda-feira (5), uma equipe deve trabalhar na instalação elétrica da iluminação de emergência nos lados norte (Plano Piloto-Ceilândia) e sul (Ceilândia-Plano Piloto) da passagem subterrânea.
Em caso de queda de energia, 332 luminárias de emergência vão clarear as passagens do Túnel de Taguatinga. “São peças à prova de explosão, feitas de alumínio e vidro, munidas de lâmpada de bulbo tipo LED com 18W de potência”, detalha o engenheiro eletricista responsável pelas instalações elétricas do túnel, Renato Sales.
Também está prevista a continuação dos serviços de montagem de estrutura e colocação das placas cimentícias que revestem as paredes do Túnel de Taguatinga. Ao todo, 7 mil peças serão usadas para dar o acabamento interno da passagem subterrânea, cada uma delas medindo 1,2 m por 2,4 m.
A programação do dia inclui, ainda, a evolução da laje do fundo do túnel. No lado norte, operários vão se dedicar à execução do concreto magro. A estrutura isola a brita lançada no solo para escoar águas subterrâneas e protege a laje da umidade. Já no lado sul, será feita a cura úmida das áreas previamente concretadas, processo usado para que o material alcance o melhor desempenho.