04/10/2022 às 14:02

Servidores podem atuar por três meses no TRE-DF

Cessão extraordinária de funcionários preencherá 24 vagas em oito zonas eleitorais

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Brasília, 18 de agosto de 2022 – Os servidores efetivos do Governo do Distrito Federal (GDF) podem se candidatar para atuar em oito zonas eleitorais do DF pelos próximos meses. O processo seletivo começou nesta quinta-feira (18) e vai até o dia 26. O período de cessão extraordinária será por até 90 dias após as eleições deste ano.

O edital de chamamento foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (18). O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) solicitou a cessão de 24 servidores para trabalharem em zonas eleitorais nas regiões da Asa Sul, Ceilândia, Gama, Lago Sul, Núcleo Bandeirante, Paranoá, Planaltina e Taguatinga.

Foto: Fabio Pozzebom/Agência Brasil

Não podem participar do processo seletivo os servidores da Educação, Saúde, Segurança Pública e os lotados nas administrações regionais. Também não poderão ser selecionados aqueles que forem filiados a algum partido político ou parentes, até segundo grau, de candidatos a cargos eletivos.

[Olho texto=”Estão excluídos do processo seletivo servidores das secretarias de  Educação, Saúde e Segurança Pública, bem como os lotados na administrações regionais” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Os selecionados conservarão os direitos e vantagens de seus cargos efetivos, incluindo o auxílio-transporte. Porém, gratificações eventuais de caráter propter laborem serão suspensas no período da cessão. Caso não sejam preenchidas as 24 vagas, o órgão central de gestão de pessoas pode solicitar a indicação de servidores aos órgãos do Poder Executivo distrital.

O primeiro turno das eleições está agendado para 2 de outubro. Caso seja necessário o segundo turno, será realizado no dia 30 do mesmo mês.

Inscreva-se

Responsável pela condução do procedimento, a Secretaria de Economia (Seec) receberá as inscrições dos servidores interessados exclusivamente pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI).

Para se candidatar à vaga, o servidor interessado deve iniciar processo no SEI, direcionado à Seec/Segea/Sugep/UMP/Dicer, com as seguintes características:

?Tipo de processo: pessoal: disposição de servidor
?Especificação: Justiça Eleitoral
?Interessado: nome completo e matrícula
?Nível de acesso: restrito
?Destinatário: Diretoria de Cessão e Requisição – Seec/Segea/Sugep/UMP/Dicer

Devem ser adicionados ao processo os seguintes documentos:

?Requerimento geral
?Cópia do RG, CPF e comprovantes de renda e residência
?
Certidões de quitação e negativa de filiação partidária, emitidas pela Justiça Eleitoral
?
Declaração do órgão de origem atestando que o servidor não está respondendo a sindicância, processo administrativo disciplinar ou em estágio probatório
?
Declaração firmada pelo servidor de que não pertence a diretório de partido político, não exerce atividade partidária, nem é candidato, cônjuge ou parente consanguíneo ou afim até o segundo grau de candidato a cargo eletivo
?
Declaração nos seguintes termos: “Declaro estar ciente que estarei à disposição do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, pelo período compreendido entre a data fixada no ato de disposição e até três meses após o pleito eleitoral, devendo me apresentar ao órgão de origem no dia seguinte ao término da disposição, sujeitando-me às penalidades previstas em lei, em caso de descumprimento”.

*Com informações da Secretaria de Economia do DF