04/10/2022 às 11:35

Servidores vistoriam reforma do Bosque dos Ipês

Inspeção avaliou o plantio de mil mudas no local, de onde foram retiradas mais de 9 mil toneladas de entulho

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 6 de agosto de 2022 –
Uma vitória para o meio ambiente. Depois de seis meses de limpeza e tratamento do solo, um antigo lixão localizado próximo ao Polo de Cinema de Sobradinho, hoje, abriga quase mil mudas de plantas de árvores do cerrado, como ipês e cagaitas. Na manhã desta sexta-feira (5), uma equipe formada por servidores do GDF e da administração regional esteve no local para fazer a vistoria do espaço, agora denominado Bosque dos Ipês.

A tarefa de recuperar o local foi árdua, mas realizada com afinco e sucesso ao longo de seis meses. Tudo graças à parceria com a Novacap, Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Administração Regional de Sobradinho e integrantes da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap). Mais de 9 mil toneladas de entulho foram retiradas do local com o auxílio de 20 caçambas trucadas, três pás carregadeiras e uma retroescavadeira.

“A inspeção era para ver se o projeto de reforma dessa área com o plantio dessas mudas está dando certo, se as mudas estão pegando, se está tendo alguma praga”, comenta o administrador da cidade, Abílio Castro Filho. “É normal que haja uma perda entre 10 e 15% das mudas nessa época de seca. Na próxima semana, vamos mandar um caminhão-pipa ao local para aguar as plantas”, planeja o coordenador do Polo Norte do GDF Presente, Ronaldo Alves. “Os reeducandos da Funap fizeram a limpeza manual onde as máquinas não conseguiram ir”.

Morador há 58 anos na região, o professor e mestre em planejamento e gestão ambiental, Raimundo Pereira Barbosa, 68 anos, é o coordenador de um projeto para a revitalização do Ribeirão Sobradinho. Considera de relevância a recuperação do espaço e a vistoria do local. “A eliminação desse lixão foi necessária porque estava impactando a região dos condomínios de Sobradinho e a cabeceira do ribeirão”, destaca. “Interessante esse trabalho de vistoria do bosque; demonstra a intenção do poder público de dar continuidade ao trabalho de preservação do espaço”, observa.