04/10/2022 às 15:29, atualizado em 07/10/2022 às 15:27

Setor de Chácaras do Park Way ganha rede de água pluvial

Área rural conhecida como Coqueiro terá todas as pistas pavimentadas com bloquetes, em uma ação do GDF Presente

Por Rafael Secunho, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto


Brasília, 25 de agosto de 2022 –
O programa GDF Presente intensifica os trabalhos, esta semana, em uma área de chácaras do Park Way. Conhecida como Setor Coqueiro, a localidade fica na Quadra 13, próximo à Metropolitana, e está recebendo uma rede de águas pluviais em preparação para a temporada de chuvas que se aproxima.

Mãos à obra: equipes atuam por etapas, garantindo a pavimentação | Foto: GDF Presente

São 50 manilhas de concreto de 1m de diâmetro que estão sendo instaladas pela equipe da administração local, com auxílio das equipes do Polo Central 2 do GDF Presente. Em seguida, a via não pavimentada será toda coberta por bloquetes.

Divisão

A área rural se divide em seis quadras e, neste momento, o trabalho está sendo feito no Coqueiro 2. As outras também recebem a pavimentação em bloquetes, atendendo um pedido de mais de 20 anos da comunidade. Morador da região, o caminhoneiro Gilberto Gonçalves, 50 anos, estima que cerca de 4 mil pessoas serão beneficiadas.

“Era uma necessidade antiga aqui”, lembra Gilberto. “Na época de chuva era complicado demais, não tinha para onde a água correr. Daí, carro atolava, não dava para levar as crianças para a escola. Agora, com a tubulação e a nova pista, será a glória. Agradecemos demais a este governo que cuidou de nós.”

Uma equipe de 15 reeducandos da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape) auxilia na execução dos serviços. São usados um caminhão-pipa e um trucado, além de uma retroescavadeira. “Essa intervenção é fundamental, pois o acúmulo de água na porta da casa das pessoas tem acontecido todo ano, além da poeira”, explica o servidor da Gerência de Obras do Park Way Mariano Neto.

Segundo o administrador da cidade, Maurício Tomáz, a benfeitoria traz dignidade a moradores antigos da vila. “São pessoas que estão na região há mais de 30 anos, e nossa preocupação foi trazer infraestrutura para que elas possam circular, ter mais conforto e saúde”, diz.

Setor de Chácaras do Park Way ganha rede de água pluvial