04/10/2022 às 08:18

Tradicional Dia no Parque está de volta neste domingo (24)

Evento proporciona atividades que buscam conectar os visitantes com a natureza e conscientizá-los sobre a importância da unidade de conservação

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues


Brasília, 23 de julho de 2022
– Após dois anos de pandemia da covid-19, o tradicional evento Um Dia no Parque, do Jardim Botânico de Brasília (JBB), será revisitado neste domingo (24) com muita diversão em família, encontros com amigos, atrações educativas e, claro, contato marcante com a natureza. 

[Olho texto=”“O intuito é engajar os visitantes em uma atividade científica de conscientização sobre a importância da preservação da natureza”” assinatura=”Estevão Nascimento, diretor de Biodiversidade do JBB” esquerda_direita_centro=”direita”]

É uma celebração a uma das áreas ecológicas mais queridas do Distrito Federal. A ideia é proporcionar atividades para os visitantes com o intuito de conectá-los à natureza e conscientizá-los sobre a importância desta unidade de conservação para a biodiversidade.

“O evento é importante por valorizar nossas unidades de conservação, mostrar porque elas existem e funcionam, daí esse encontro focado no contato mais profundo e cuidado com a natureza”, comenta Estevão Nascimento, diretor de Biodiversidade do JBB.

“É uma experiência marcante para todas as idades, sobretudo para as crianças, que terão a chance de tocar a terra, as plantas”, explica o gestor.

Entre as ações, estão a realização de trilhas, plantio de mudas e um bate-papo inicial com biólogos do JBB que falarão sobre unidades de conservação, Estação Ecológica do JBB, educação ambiental e sobre o projeto Observatório JBB, iniciativa que visa levantar dados sobre a biodiversidade do Cerrado, dentro da área de visitação.

O JBB será revisitado com diversão em família, encontros com amigos, atrações educativas e contato marcante com a natureza | Fotos: Tony Oliveira/Agência Brasília

“O intuito é engajar os visitantes em uma atividade científica de conscientização sobre a importância da preservação da natureza”, define ainda Estevão Nascimento.

Para participar do projeto durante as trilhas, o visitante terá que fazer um cadastro simples e rápido na plataforma iNaturalist, acessando o projeto Observatório JBB. A etapa seguinte será registrar e enviar as fotos de plantas e animais observados durante as trilhas. 

Se souber o nome da espécie registrada, melhor ainda. Se não conhecer, mas quiser saber mais, uma rede de cientistas e observadores vai ajudar na identificação.

O plantio será uma das atividades do dia, sendo realizado no Jardim de Contemplação, que tem como propósito representar os seis biomas brasileiros: Mata Atlântica, Cerrado, Pampas, Floresta Amazônica, Caatinga e Pantanal. Confira abaixo a programação:

Atividade 1:
Conversa sobre unidades de conservação, Estação Ecológica do JBB, Educação Ambiental e sobre o projeto Observatório JBB. Local: Centro de Visitantes (área próxima aos quiosques e ao lado do restaurante Jardim Bom Demais). Horário: 9h30. Classificação: livre atividade gratuita e sem inscrição prévia.

Atividade 2:
Trilha Ecológica (3,5km) com observação da biodiversidade (observatório JBB) e imersão na natureza. Ponto de encontro: Centro de Visitantes (área próxima aos quiosques e ao lado do restaurante Jardim Bom Demais). Horário: 10h. Classificação: Livre.
Obs: levar roupa apropriada para trilhas, garrafa de água e máquina de fotografia/celular. Atividade gratuita e sem inscrição prévia.

Atividade 3:
Trilha Krahô (2km) com observação da biodiversidade (observatório JBB) e imersão na natureza. Ponto de encontro: Centro de Visitantes (área próxima aos quiosques e ao lado do restaurante Jardim Bom Demais). Horário: 10h.
Obs: levar roupa apropriada para trilhas, garrafa de água e máquina de fotografia/ celular. Atividade gratuita e sem inscrição prévia.

Atividade 4
Plantio de Mudas – Biomas Brasileiros. Local: Jardim de Contemplação (ao lado da área de piquenique/parque infantil) Horário: 14h30. Classificação: livre. Atividade gratuita e sem inscrição prévia.?