04/10/2022 às 11:39

Túnel de Taguatinga terá 332 luminárias de emergência

As peças são feitas de alumínio e vidro à prova de explosão. Em caso de queda de energia, os equipamentos de segurança serão alimentados por três geradores, com autonomia de 60 minutos

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger


Brasília, 6 de agosto de 2022 –
A iluminação das pistas do Túnel de Taguatinga está garantida mesmo com uma potencial interrupção do fornecimento de energia. A claridade nos dois lados da passagem subterrânea será mantida por um sistema de emergência alimentado por três geradores. A autonomia dos equipamentos de segurança será de até 60 minutos.

“Teremos um total de 332 luminárias de emergência instaladas ao longo da passagem subterrânea, nos dois sentidos”, comenta o engenheiro eletricista responsável pelas instalações elétricas do Túnel de Taguatinga, Renato Sales. “As peças são resistentes a explosão, feitas de alumínio e vidro. Cada uma delas é equipada com lâmpada de bulbo tipo LED de 18 W de potência”.

As luminárias serão fixadas nas placas cimentícias que revestem as paredes internas do túnel, a uma distância de 1,5 m do piso acabado. O espaçamento entre uma e outra varia de nove a dez metros. “Seguimos todas as recomendações da NBR 10898 da ABNT [Associação Brasileira de Normas Técnicas]”, garante Renato. “Essa norma trata especificamente de iluminação de emergência.”

O circuito que alimentará o sistema de iluminação de emergência começará a ser instalado em setembro. A fixação das luminárias, no entanto, será feita perto da entrega do túnel para evitar que as peças sofram qualquer dano.