04/10/2022 às 17:58, atualizado em 10/10/2022 às 15:42

Vacinação, massagem e aulas de defesa pessoal para servidores

Em outubro, atividades voltadas para o bem-estar e a saúde dos funcionários da Defensoria Pública serão realizadas em quatro pontos estratégicos do DF. Projeto foi lançado nesta segunda (26), com a presença do governador Ibaneis Rocha

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília, 26 de setembro de 2022 – Reconhecimento em forma de bem-estar físico, mental e social. O Mês do Servidor aposta nos cuidados com a saúde como forma de valorizar os funcionários públicos. O projeto foi lançado nesta segunda-feira (26) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – uma iniciativa da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) que amplia as comemorações do Dia do Servidor com a realização de diversas atividades no decorrer de outubro.

Durante cerimônia de lançamento do Mês do Servidor, o governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância de valorizar o trabalho dos defensores | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Massagem, vacinação, testagem para covid-19, aulas de dança e defesa pessoal, orientação nutricional e bioimpedância. As atividades do Mês do Servidor estarão disponíveis para os funcionários da DPDF em quatro locais. Os polos foram criados de forma estratégica pela Diretoria de Qualidade de Vida da DPDF para atender todos os 35 núcleos do órgão.

[Olho texto=”“Buscamos acolher e resolver o problema do cidadão. E não simplesmente judicializar uma demanda, como era feito anos atrás”” assinatura=”Celestino Chupel, defensor público do DF” esquerda_direita_centro=”direita”]

A sede da Defensoria Pública, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), vai abrir as celebrações no dia 5 de outubro. Já no dia 7, será a vez do Setor Comercial Norte (SCN) receber o projeto – o local concentra nove núcleos e diversos setores da defensoria. As ações chegarão ao Núcleo de Sobradinho no dia 21. E, no dia 28, farão sua última parada do mês, em Taguatinga.

Durante cerimônia de lançamento do Mês do Servidor, o governador Ibaneis Rocha ressaltou a importância de valorizar o trabalho dos defensores. “A Defensoria Pública traz um atendimento cada dia mais qualificado para a população”, comentou. E aproveitou para citar alguns desafios que a categoria terá pela frente.

“Temos que investir na construção de todas as sedes da defensoria, com a estrutura adequada para melhorar o atendimento à comunidade”, afirmou o governador. “Também precisamos ampliar o número de servidores cada vez mais para chegarmos a um quadro adequado.”

O defensor público do DF, Celestino Chupel, pontuou que o Mês do Servidor é um bom momento para se pensar em formas de melhorar o atendimento à população mais vulnerável do DF. “A Defensoria Pública tem mudado seu rumo. Buscamos acolher e resolver o problema do cidadão. E não simplesmente judicializar uma demanda, como era feito anos atrás”, observou.

Celestino Chupel, defensor público do DF, destacou que o Mês do Servidor é um bom momento para se pensar em formas de melhorar o atendimento à população mais vulnerável do DF | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Funcionalismo em alta

A valorização do funcionalismo público não se concentra apenas na DPDF. Em 28 de outubro de 2020, o Governo do Distrito Federal lançou o plano de saúde para servidores locais. O cadastro começou a ser feito em janeiro de 2021. E, em junho deste ano, houve um aumento das categorias beneficiadas com a inclusão de policiais militares, bombeiros, policiais civis e servidores da Câmara Legislativa do DF (CLDF), entre outros.

[Olho texto=”“Temos que investir na construção de todas as sedes da defensoria, com a estrutura adequada para melhorar o atendimento à comunidade”” assinatura=”Governador Ibaneis Rocha” esquerda_direita_centro=”direita”]

Além disso, a terceira e última parcela do reajuste salarial dos funcionários públicos do DF foi paga em maio de 2022. Ao todo, foram contempladas 31 das 43 carreiras do governo, benefício que atingiu cerca de 150 mil trabalhadores.

Ainda em maio, o governador Ibaneis Rocha assinou o decreto que reajustou em 62,4% o valor do auxílio-alimentação dos servidores públicos locais. O benefício passou de R$ 394,50 para R$ 640. O aumento entrou em vigor em julho.

Vacinação, massagem e aulas de defesa pessoal para servidores