04/10/2022 às 17:23, atualizado em 10/10/2022 às 18:00

Via não pavimentada do Setor Lago Oeste recebe nivelamento

Ação contou com material adquirido por moradores e equipamentos cedidos pela Secretaria de Agricultura e a Novacap

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Renata Lu

Brasília, 20 de setembro de 2022 – Dirigir e caminhar pela Rua 12 do Setor Lago Oeste, em Sobradinho II, agora, está mais confortável. O programa GDF Presente executou, entre os dias 13 e 20 deste mês, o patrolamento da via não pavimentada com material adquirido pelos moradores.

A ação contou com o trabalho de cinco pessoas e o apoio de veículos cedidos pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e pela Secretaria de Agricultura (Seagri). Foram usados três caminhões trucados, um caminhão pipa, uma máquina patrol e um rolo compactador.

Desde dezembro do ano passado, sete das 24 ruas não pavimentadas do Setor Lago Oeste foram alvos de patrolamento. Até o final do ano, mais cinco devem ser contempladas | Foto: Divulgação/GDF Presente

A população comprou 260 toneladas de expurgo de brita para o patrolamento da via de 3,5 km, que consiste no nivelamento do chão batido. O material é o único que pode ser usado na via conforme a legislação nacional, tendo em vista que o Setor Lago Oeste é protegido ambientalmente. Foram 24 viagens de caminhão para o transporte da carga.

[Olho texto=”“Mudou da água para o vinho. Somos um polo de turismo, então, sem as ruas arrumadas não dá para o turista andar por aqui. Agora, estamos prontos para receber todo mundo”” assinatura=”Djalma Nunes, vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais do Lago Oeste” esquerda_direita_centro=”direita”]

O vice-presidente da Associação dos Produtores Rurais do Lago Oeste (Asproeste), Djalma Nunes, explica que os moradores fizeram o rateio do custo pensando no benefício coletivo, contando com a colaboração do governo. “Levantamos rua a rua quanto de material seria necessário e dividimos entre as pessoas. E o GDF tem nos ajudado muito, porque nunca tivemos tanto maquinário disponível como neste ano”, afirma o representante.

Segundo Ronaldo Alves, coordenador do Polo Norte, responsável por reparos na infraestrutura da Fercal, Planaltina, Sobradinho e Sobradinho II, a ação tem como objetivo principal a conservação da área. “Nossa expectativa é que a rua fique em bom estado por um ano, principalmente para evitar transtornos no período de chuvas”, afirma ele.

Foram 24 viagens de caminhão para o transporte do expurgo de brita, para o patrolamento da via de 3,5 km | Foto: Divulgação/GDF Presente

Desde dezembro do ano passado, sete das 24 ruas não pavimentadas do Setor Lago Oeste foram alvos de patrolamento. Até o final do ano, mais cinco devem ser contempladas. “As novas ruas serão atendidas conforme a disposição dos equipamentos e material”, explica a diretora de Obras da Administração Regional de Sobradinho II, Lorena Delgado.

Com a conclusão do trabalho, o sentimento dos moradores é o melhor possível. “Mudou da água para o vinho. As ruas estavam muito ruins, em péssima conservação, porque choveu muito no ano passado. Somos um polo de turismo, então, sem as ruas arrumadas não dá para o turista andar por aqui. Agora, estamos prontos para receber todo mundo”, celebra Djalma Nunes.

Via não pavimentada do Setor Lago Oeste recebe nivelamento