05/10/2022 às 13:56, atualizado em 05/10/2022 às 14:52

Concluída passagem de fios para luzes de emergência no Túnel de Taguatinga

Circuito faz parte de projeto automatizado que varia a frequência da claridade conforme a hora do dia

Por Hédio Ferreira Júnior, da Agência Brasília | Edição: Chico Neto

Elas são chamadas de “tartarugas” – pela estrutura oval semelhante ao casco do animal – e muito utilizadas para decorar áreas externas, sacadas e quintais. Presentes em ambientes fechados, as pequenas luminárias estarão em dezenas nas paredes laterais do Túnel de Taguatinga, como luzes de emergência que podem ser acionadas em casos de extrema necessidade.

Estrutura já está pronta para a instalação do equipamento, que reforçará a segurança dos usuários | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

[Olho texto=”“É uma luminária que raramente estará acesa, mas que, em qualquer emergência, será imediatamente acionada para garantir a segurança dos motoristas” ” assinatura=”Ricardo Gondin, engenheiro elétrico” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Na passagem norte do túnel, a equipe de engenharia elétrica concluiu, no fim de setembro, a instalação da fiação das caixas de passagem que ficam abaixo de cada uma das 332 luminárias de emergência. Com isso, a estrutura fica pronta para compor o projeto de iluminação automatizado da passagem subterrânea cuja construção representa a maior obra viária urbana em execução do país.

Feitas de alumínio e vidro, as peças são resistentes ao calor e à explosão. Cada uma é equipada com lâmpada de bulbo tipo LED de 18W de potência. “É uma luminária que raramente estará acesa, mas que, em qualquer emergência – como a falta de energia elétrica na região -, será imediatamente acionada para garantir a segurança dos motoristas que passarão por lá”, explica o engenheiro elétrico Ricardo Gondin.

[Numeralha titulo_grande=”60 mil m³” texto=”Quantidade de terra escavada para a obra do túnel” esquerda_direita_centro=”direita”]

O Túnel de Taguatinga tem 1.010 m de extensão, dos quais 830 m são de área coberta. Esse trecho contará com um sistema de iluminação totalmente automatizado que terá variação da luz conforme a hora do dia e a luminosidade externa. O sistema permanente da rede elétrica estará nas eletrocalhas que estão sendo instaladas na passagem norte.

Iniciada em janeiro de 2019, a construção chama a atenção pela grandiosidade e pelos números. São 90 mil m³ de concreto, 8 mil toneladas de aço e 160 mil m³ de terra escavada, com investimento de R$ 275.744.558,87.

Concluída passagem de fios para luzes de emergência no Túnel de Taguatinga