06/10/2022 às 19:33

Corrida de rua inicia campanha de brinquedos para Hospital da Criança

Evento será na próxima quarta-feira (12), no Parque da Cidade. Arrecadação, que vai até 23 de novembro, tem como objetivo equipar as três brinquedotecas da instituição

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) vai reunir crianças, funcionários e outras pessoas ligadas à instituição no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitscheck para uma corrida. O momento de diversão e promoção de qualidade de vida será na manhã da próxima quarta-feira (12), Dia das Crianças, e também vai oferece atrações para quem não puder correr. A corrida marcará, ainda, o lançamento da campanha Brincar Cura, que visa arrecadar verba para aquisição de novos brinquedos para o HCB.

[Olho texto=”Quem passar pelo estacionamento 10 do Parque da Cidade na manhã de quarta-feira (12) também vai acompanhar esquetes preparadas pela Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo” assinatura=”” esquerda_direita_centro=”direita”]

Ao todo, 220 pessoas vão competir no evento, entre adultos e crianças de 5 a 13 anos de idade. As crianças que vão correr são assistidas pelo hospital ou filhas de funcionários; as vagas para adultos foram reservadas a funcionários, terceirizados, fornecedores e estagiários do HCB, funcionários da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) e da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).

As inscrições foram preenchidas rapidamente: em cinco dias, todas as vagas haviam terminado. As crianças inscritas na corrida serão divididas por faixa etária e receberão lanche e medalha. Para as crianças, serão sorteados brinquedos, enquanto os adultos terão direito a sorteios de roupas esportivas. Cada corredor precisa levar um quilo de alimento não perecível, conforme orientado no momento da inscrição. Quem não conseguiu se inscrever poderá se divertir na torcida e com as outras atividades.

Além da corrida, o evento contará com ações oferecidas por parceiros do HCB, como massoterapia, aquecimento com alongamento e dança e picolés gratuitos para os corredores. A animação da torcida também é garantida por voluntários da Abrace, da agência cosplay Cos and Makers e do projeto social Dudu Noel.

O HCB conta com três brinquedotecas na área ambulatorial e cinco Espaços do Brincar nas alas de internação | Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Quem passar pelo estacionamento 10 do Parque da Cidade na manhã de quarta-feira também vai acompanhar esquetes preparadas pela Cia. de Comédia Os Melhores do Mundo. A Polícia Rodoviária Federal fará exposição de veículos blindados e um helicóptero, aumentando a diversão das crianças.

Segundo o presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), responsável pela gestão do HCB, Francisco Duda, a corrida reforça a integração do hospital com a sociedade brasiliense. “É um evento que começou no hospital, mas se tornou um evento da cidade, porque tem diversos órgãos, empresas e grupos de voluntários que estão apoiando espontaneamente”, diz Duda.

Brincar cura

A campanha Brincar Cura é apoiada pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Distrito Federal (Sinepe-DF) e direcionada, inicialmente, às escolas que oferecem turmas de ensino médio.

“Chamamos uma geração que está começando a despontar para a maturidade. Daqui a 20 anos, serão adultos, maduros, pais e mães de família que, eventualmente, vão precisar do Hospital da Criança de Brasília. Então, desde já, eles vão defender esse patrimônio que é o HCB”, afirma Duda. Ele reforça que “Brasília é patrimônio do país; o Hospital da Criança de Brasília é patrimônio da sociedade brasiliense e todo cidadão brasiliense tem o direito de conhecer esse patrimônio”.

Com início no Dia das Crianças, a campanha vai até o aniversário do HCB, em 23 de novembro. O hospital conta com três brinquedotecas na área ambulatorial e cinco Espaços do Brincar nas alas de internação. Com a arrecadação, crianças atendidas em diferentes ambientes do HCB serão beneficiadas com o acesso aos novos brinquedos.

Serviço

Corrida Hospital da Criança de Brasília

Data: 12 de outubro (quarta-feira)

Horário: 7h30 (para credenciamento e retirada dos kits de corrida)

Local: estacionamento 10 do Parque da Cidade Sarah Kubitschek

*Com informações do HCB