06/10/2022 às 17:18

Experiência do DF em mobilidade é apresentada em evento em Goiânia

Secretário de Transporte e Mobilidade falou sobre a importância da integração dos modos de transporte durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia

Por Agência Brasília* | Edição: Rosualdo Rodrigues

O planejamento de mobilidade urbana sustentável foi um dos temas debatidos no encontro realizado pelo Conselho de Engenharia (Confea), em Goiânia, nessa quarta-feira (5). Ao falar sobre os desafios para o setor, o secretário de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal, Valter Casimiro, afirmou que, para melhorar a mobilidade de uma cidade, é preciso incentivar o uso do transporte coletivo.

[Olho texto=”“A criação de bolsões de estacionamento próximo dos terminais e estações facilita a conexão das pessoas com o transporte público e incentiva o uso dos ônibus e metrô”” assinatura=”Valter Casimiro, secretário de Transporte e Mobilidade” esquerda_direita_centro=”direita”]

“Uma cidade sustentável deve incentivar o uso dos coletivos, mas também é preciso dar prioridade para o deslocamento dos ônibus no trânsito. Uma das formas é criar faixas exclusivas para os coletivos. Isso torna as viagens mais rápidas e reduz o tempo de permanência das pessoas no transporte”, afirmou. O DF tem hoje mais de 150 km de faixas exclusivas para ônibus e BRT.

A palestra de Valter Casimiro foi durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), realizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), com a participação de cerca de 4 mil profissionais das áreas de engenharia, agronomia e geociências. Um dos objetivos do evento foi debater e propor as melhores soluções para o futuro do Brasil.

De acordo com o secretário, há várias formas de incentivar o transporte coletivo em relação ao transporte individual. “A criação de bolsões de estacionamento próximo dos terminais e estações facilita a conexão das pessoas com o transporte público e incentiva o uso dos ônibus e metrô”, disse.

Realizada pelo Confea, a Semana de Engenharia teve, entre outros objetivos, debater e propor as melhores soluções para o futuro do Brasil | Foto: Ascom Semob-DF

O Metrô do DF está em expansão, devendo aumentar as linhas e também a quantidade de trens para reduzir o espaço entre as viagens e ter maior capacidade de transporte. O transporte coletivo conta com cerca de 2.800 ônibus e opera mais de 850 linhas. A criação de novas linhas e aumento de viagens de ônibus ocorre frequentemente, ampliando a oferta de transporte em todo o DF.

Valter Casimiro destacou que o aumento da frota e da frequência de ônibus é fundamental para incentivar as pessoas a trocarem o veículo individual pelos meios de transporte de massa. Segundo o secretário, as cidades devem optar pelos modos de transporte mais eficientes, como BRT, VLT e metrô.

[Olho texto=”Atualmente, Brasília conta com um sistema de bicicletas compartilhadas que oferece 66 estações e 438 bikes para o público. A meta é expandir para outras regiões a partir de 2023″ assinatura=”” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

A integração entre os modos de transporte, segundo Casimiro, é importante para facilitar as viagens dos usuários. “É preciso interligar os sistemas por meio de infraestrutura que impeça a interrupção nos deslocamentos das pessoas. E criar uma infraestrutura de mobilidade adequada à disponibilização dos modos de transporte, com terminais e abrigos para atender aos passageiros”.

O secretário falou ainda sobre a importância da mobilidade ativa para uma cidade sustentável. Segundo ele, os governos devem ampliar a malha cicloviária das cidades e fazer as interligações entre as ciclovias para incentivar a mobilidade ativa. Atualmente, Brasília conta com um sistema de bicicletas compartilhadas que oferece 66 estações e 438 bikes para o público. A meta é expandir para outras regiões a partir de 2023.

“Esse incentivo à mobilidade ativa passa também pela implantação de bicicletários nas áreas públicas e o incentivo para que o setor privado crie infraestrutura de apoio à mobilidade ativa. É importante que os usuários das bicicletas tenham espaços adequados em seus locais de trabalho para guardarem os seus equipamentos”, concluiu.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade