07/10/2022 às 16:40

Parceria amplia programa Guardião Rural de segurança no campo

Com apoio de extensionistas e logística da Emater-DF, Polícia Militar receberá conhecimento técnico da área rural e mais estrutura para atuar

Por Agência Brasília* | Edição: Claudio Fernandes

O programa Guardião Rural, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), será ampliado a partir de trabalho conjunto entre a corporação e a Emater-DF. A parceria foi reforçada em reunião na manhã desta sexta-feira (7) entre os gerentes dos escritórios da empresa e comandantes do Batalhão Rural da PM.

[Olho texto=”“Se soubermos o valor de equipamentos como um pivô, máquinas e insumos, temos condições de trabalhar melhor”” assinatura=”Major Rafael Cunha, comandante do Batalhão Rural da PM” esquerda_direita_centro=”direita”]

Para o coordenador de Operações da Emater-DF, Pedro Ivo Braga, a importância da parceria se dá pela troca de expertise entre as duas instituições. “O Estado é um só, e tem que estar presente, trabalhando pelo bem-estar da população. Nós temos capilaridade, estamos em todo espaço rural, e podemos abrir as portas dos nossos escritórios para abrigar equipes da polícia que precisem de estrutura”, detalha o extensionista. Pedro Ivo destaca também a capacidade de articulação institucional da Emater-DF para encurtar caminhos entre os órgãos do governo.

Já o major Rafael Cunha, comandante do Batalhão Rural da PM, observa que o conhecimento da Emater sobre aspectos técnicos da produção é de grande importância para os policiais. “Se soubermos o valor de equipamentos como um pivô, máquinas e insumos, temos condições de trabalhar melhor”, observa. O policial também acredita na integração entre os órgãos de Estado. “Juntos, somos mais fortes”, acrescenta.

[Numeralha titulo_grande=”700″ texto=”Número de propriedades rurais já cadastradas no programa Guardião Rural em 18 regiões administrativas” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Programa

O programa Guardião Rural surgiu em 2018. Começou em Brazlândia e hoje está em todas as áreas rurais do DF. O projeto visa uma aproximação maior entre a Polícia Militar e a comunidade. “Atualmente, temos 32 grupos de emergência, que interagem entre si frequentemente. Em casos de ocorrência, podemos chegar mais rápido aos locais”, explica o major Rafael Cunha.

A polícia começa realizando visitas de prevenção e cadastro, faz uma pesquisa sobre os funcionários das propriedades e fixa placas de identificação na entrada das chácaras. Essas placas contêm códigos em QR Code, com o quais os policiais podem acessar informações sobre a fazenda. “Com isso, temos um envolvimento maior da comunidade e podemos fazer um atendimento mais direto”, detalha o major.

O Batalhão Rural da Polícia Militar existe desde 2013. Em 2020, foram criadas as companhias Leste, Oeste e Sul, descentralizando o policiamento. Atualmente, cerca de 700 propriedades já foram cadastradas no programa Guardião Rural em 18 regiões administrativas. “Nosso objetivo é alcançar todas as propriedades e, para isso, contamos com o apoio da Emater-DF”, encerra o major Rafael Cunha.

*Com informações da Emater-DF