08/10/2022 às 09:46

Faixas do Túnel de Taguatinga recebem pavimento rígido

O revestimento segue em execução na chamada fase 1 da passagem, trecho que começa na altura da Avenida Comercial e termina na saída do túnel

Por Carolina Caraballo, da Agência Brasília I Edição: Débora Cronemberger

O pavimento rígido do lado norte do Túnel de Taguatinga, onde os carros vão trafegar do Plano Piloto para Ceilândia, vai avançar em mais 475 metros. O revestimento já está pronto em uma das três faixas de rolamento da fase 1, trecho que começa na altura da Avenida Comercial e termina na saída da passagem subterrânea. Nas outras duas faixas, o serviço começou a ser feito esta semana.

Desde terça-feira (4), operários trabalham na pavimentação das faixas no trecho que começa na altura da Avenida Comercial e termina na saída da passagem subterrânea | Foto: Lucio Bernardo Jr/Agência Brasília

Produzida com concreto de cimento Portland (CCP), a pavimentação rígida é a mais indicada para o Túnel de Taguatinga. O revestimento tem uma vida útil até três vezes maior do que o pavimento flexível, feito de asfalto. Não à toa, seu uso é recomendado em vias de tráfego pesado e corredores de ônibus (BRT).

“Quando concluirmos o pavimento rígido da fase 1, passaremos para a fase 3”, afirma o engenheiro civil André Borges. O trecho com 85 metros de extensão localizado bem no meio do túnel terminou de ser escavado em 16 de setembro, quando a última barreira de sete metros de terra foi removida. “Neste momento, estamos fazendo as lajes de fundo nessa área”, completa.

A obra do Túnel de Taguatinga vai beneficiar 137 mil motoristas que transitam pela área central da região administrativa. O investimento é de R$ 275,7 milhões, recursos provenientes do Governo do Distrito Federal e da Caixa Econômica Federal.