11/10/2022 às 17:27

Restaurante Comunitário do Paranoá exibe mostra sobre preservação das águas

A exposição tem como tema a fauna e a flora da Serrinha do Paranoá, lugar que abriga mais de 80 nascentes

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Intitulado Reflexão das Águas, um projeto que ressalta a preservação dos recursos hídricos no Distrito Federal pode ser conferido por meio de fotos em exposição no Restaurante Comunitário do Paranoá até o dia 22. A visitação é gratuita e ocorre durante o funcionamento da unidade para café da manhã e almoço.

As imagens, que mostram informações sobre os destaques da vegetação da Serrinha do Paranoá, têm como foco a conscientização sobre o meio ambiente  | Foto: Divulgação/Sedes

São fotografias e vídeos sobre a realidade socioambiental na Bacia da Serrinha, no Paranoá.  Essa região é composta por mais de 80 nascentes, com córregos e afluentes localizados no Varjão, no Itapoã e no Paranoá. As imagens têm como focos os eixos socioassistencial, cultural e socioambiental. 

[Olho texto=”“As pessoas chegam para a refeição e permanecem no local apreciando as fotografias e tendo um momento de lazer” ” assinatura=”Clenilma Santiago, gerente do Restaurante Comunitário do Paranoá” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Com estandes de fotografias da flora e da fauna, a exposição traz informações sobre as peculiaridades da vegetação local, além do mapa de uma trilha que pode ser percorrida por quem quer conferir de perto as belezas da região.

Autor e coordenador do projeto, Alexandre Almeida Estevam busca promover a conscientização e educação ambiental ao levar essa mostra gratuitamente à comunidade. “A maior proposta desse trabalho é estimular a reflexão do ambiente que vivemos e de sua conservação, sobretudo conscientizar sobre o melhor uso da água, que é um recurso finito”, afirma. 

“O conteúdo de informações da exposição é bem rico”, elogia a gerente do restaurante, Clenilma Santiago. “As pessoas chegam para a refeição e permanecem no local apreciando as fotografias e tendo um momento de lazer”. A mostra foi inaugurada no dia 8. 

O projeto

Inicialmente direcionado para alunos das escolas da rede pública do DF, Reflexão das Águas, projeto que investe nos processos audiovisuais, está na segunda edição. De acordo com o autor, o foco é a promoção de oficinas de fotografia e vídeo, para alunos e professores de escolas públicas das regiões administrativas do Varjão, Paranoá e Itapoã, tendo como tema principal a reflexão sobre preservação das águas e nascentes na região da Serrinha do Paranoá.

O trabalho objetiva desenvolver a percepção de jovens por meio dos processos de fotografia e vídeo, possibilitando que os participantes retratem o cotidiano da cidade onde vivem e criem um portfólio histórico e audiovisual da região da Serrinha do Paranoá. Outra meta é estimular o fazer artístico de crianças e jovens no ambiente escolar.

Reflexão das Águas

?Exposição em cartaz no Restaurante Comunitário do Paranoá (Quadra 2, Lote A, Paranoá), com entrada gratuita.
?Visitação: das 7h30 às 9h e das 11h às 14h, até o dia 22. Entrada gratuita, com classificação indicativa livre

*Com informações da Secretaria de Desenvolvimento Social