12/10/2022 às 20:50, atualizado em 13/10/2022 às 08:30

Musical de Carlinhos Brown ensina a alunos do DF sobre energia sustentável

Projeto realizado em parceria com a Neoenergia e com apoio da Secretaria de Educação envolveu cerca de 200 estudantes de escolas públicas e privadas

Por Lúcio Flávio, da Agência Brasília | Edição: Rosualdo Rodrigues

O Dia da Criança foi de alegria, dança, música e muita conscientização para cerca de 200 estudantes de escolas públicas e privadas do Distrito Federal que assistiram à estreia brasilense do musical Paxuá, Paramim e Braúna – Aventuras Eletrizantes, projeto do artista baiano Carlinhos Brown.

No musical, Carlinhos Brown utiliza personagens infantis tipicamente brasileiros para ensinar à garotada sobre questões pertinentes ao dia a dia | Foto: Divulgação/ Neoenergia

A montagem, apresentada no teatro da Universidade Católica de Brasília (UCB) na tarde desta quarta-feira (12), tem parceria com a companhia Neoenergia e contou com apoio da Secretaria de Educação, que mobilizou alunos e pais com o intuito de estreitar uma relação sustentável com a energia elétrica.

Por meio de personagens infantis tipicamente brasileiros, Paxuá, Paramim e Braúna, a garotada se divertiu, interagiu e aprendeu sobre questões pertinentes ao dia a dia, como economizar e prevenir acidentes com a energia elétrica, preservar a natureza e desenvolver a sustentabilidade. “Economizar energia é preservar a natureza”, ensina um dos lúdicos personagens das animações que aparecem em 11 minivídeos institucionais.

“Temos uma parceria com o Carlinhos Brown desde 2016. É uma atração apresentada em outras distribuidoras do grupo e agora chega a Brasília para estimular e informar as pessoas sobre a importância de economizar energia”, diz Ana Christina Mascarenhas, gerente de Eficiência Energética da Neoenergia.

A professora Vanessa Rosal levou as filhas pré-adolescentes para ver o espetáculo: “Foi uma grande oportunidade” | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Aluno do 5º ano do Centro de Ensino Fundamental da 308 de Santa Maria, Pedro Owen de Aguiar Mesquita, 11 anos, foi um dos alunos sorteados para ver o musical. Fã do baiano Carlinhos Brown, o jovem não escondia a ansiedade em ver o elétrico artista de perto. “Fiquei feliz da escola proporcionar essa chance de ver um músico de quem gosto e de aprender como utilizar melhor a energia elétrica”, disse.

Professora de uma escola particular de Santa Maria, Vanessa Rosal, 41 anos, trouxe as duas filhas pré-adolescentes para ver o espetáculo. “Vim a convite da escola em que elas estudam, foi uma grande oportunidade, principalmente no Dia da Criança. Um presente”, conta. “É muito importante para as crianças aprenderem mais sobre a nossa cultura e também sobre como lidar de forma inteligente com a energia. Se todas as crianças tivessem em casa essa conscientização com relação à energia, a gente teria um mundo muito melhor”, avalia.

Aluno do 5º ano, Pedro Owen de Aguiar foi um dos alunos sorteados em sua escola para ver o musical | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Para a secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, o evento é importante para a educação sobre a sustentabilidade. “É uma forma lúdica e prática de ensinar as crianças sobre como economizar energia. Além disso, o projeto ainda pode auxiliar professores na abordagem da energia elétrica na formação dos alunos”, disse a secretária.

O encontro integrou ações do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Brasília, regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e contou com a presença de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental de escolas do Gama, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga, Estrutural, Núcleo Bandeirante, Paranoá e Itapoã, São Sebastião, Santa Maria, Plano Piloto e Planaltina.

Antes da apresentação começar, brincadeiras interativas e lúdicas foram desenvolvidos para a garotada, assim como a distribuição de materiais didáticos sobre o tema, como histórias em quadrinhos, jogo de tabuleiro e game para celular.

Musical de Carlinhos Brown ensina a alunos do DF sobre energia sustentável