14/10/2022 às 14:41, atualizado em 15/10/2022 às 16:35

Circuito de skate terá terceira etapa neste fim de semana na Asa Sul

Evento gratuito será na Galeria dos Estados, neste sábado e domingo, com oficinas sobre skate e campeonatos de diferentes modalidades do esporte

Por Catarina Loiola, da Agência Brasília | Edição: Claudio Fernandes

A terceira etapa do Circuito Candango de Skate será realizada neste sábado (15) e domingo (16) na Galeria dos Estados, na Asa Sul. Com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL-DF), o evento gratuito terá oficinas, competições e muita música das 9h às 20h30.

[Olho texto=”“O skate é um dos esportes que mais crescem no país e o DF tem tradição na modalidade. O Circuito Candango já é um sucesso e, com etapas espalhadas pela nossa capital, torna o acesso aos eventos esportivos mais democrático”” assinatura=”Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer” esquerda_direita_centro=”direita”]

As inscrições para competir terminam nesta sexta (14) e devem ser feitas pelo site do circuito, onde também é possível acessar o regulamento. A disputa será na modalidade mini ramp nas categorias feminino, iniciante, master e amador. Para cada categoria do campeonato, são oferecidas 50 vagas e premiação em medalhas, troféus e material esportivo.

“O skate é um dos esportes que mais crescem no país e o DF tem tradição na modalidade. O Circuito Candango já é um sucesso e, com etapas espalhadas pela nossa capital, torna o acesso aos eventos esportivos mais democrático”, destaca a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Ferreira.

Foto: Bene França/Divulgação

A competição é dividida em três etapas: a primeira etapa ocorreu em agosto, em Planaltina, e a segunda em setembro, no Varjão. Neste fim de semana, será a terceira. Cada etapa contou pontos que serão somados para a escolha do vencedor de cada categoria. No entanto, quem não participou das duas anteriores pode participar da próxima, com foco na diversão e na experiência.

[Olho texto=”“Nosso intuito é fomentar a cena do skate no Distrito Federal, trazendo novidades, como a inclusão da oficina para pessoas com deficiência e a oficina sobre prevenção de lesões”” assinatura=”Francisco Pessanha, organizador do evento” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

“Quem correu as outras etapas tem mais pontos e mais chance de vencer o circuito, mas quem não correu nenhuma também pode e deve participar”, diz o organizador do evento, Francisco Pessanha. “O skate é uma prática diferenciada, une diversidade de cultura e foca na interação”, completa.

Skatista há mais de 30 anos, Pessanha convida a todos para prestigiarem a programação. Segundo ele, há espaço para esportistas profissionais, amadores e também para aqueles que querem apenas assistir e curtir as apresentações musicais, que fecham os dois dias de circuito.

“Nosso intuito é fomentar a cena do skate no Distrito Federal, trazendo novidades, como a inclusão da oficina para pessoas com deficiência e a oficina sobre prevenção de lesões. Queremos incentivar a prática, melhorar o acesso, criar o espírito de coletividade, de conexão, porque o cara que compete não torce contra o adversário, torce para ele acertar a manobra e a competição continuar”, comenta ele.

Atrações musicais, como o Batidão Sonoro, garantem a diversão ao fim de cada dia de competição

Além dos torneios, haverá oficinas gratuitas de skate em obstáculos, montagem e manutenção de skate, skate e kung fu, oficina de paraskate (modalidade para pessoas sem mobilidade ou com a mobilidade reduzida) e um bate-papo sobre lesão e reabilitação com fisioterapeuta especializado. O público poderá ainda conferir a apresentação de atletas profissionais.

O evento é realizado pelas seguintes instituições: Palco Comparsaria Primeira de Talentos, Associação de Skate da Capital, Produtora Central 61, Associação de Esporte e Cultura Paralelo X.

Estímulo ao cenário local

O Circuito Candango de Skate estreou em 2020 no Recanto das Emas, mas não chegou a concluir as três etapas programadas devido à pandemia do novo coronavírus, tendo realizado apenas a primeira. A segunda edição foi neste ano, em março e abril, na Candangolândia, em Ceilândia e no Deck Sul, situado no Plano Piloto.

[Olho texto=”“Há muito tempo não havia eventos que fortalecessem os atletas locais como o circuito tem feito e isso é muito importante”” assinatura=”Adriana Vieira, 24 anos, skatista” esquerda_direita_centro=”esquerda”]

Nas duas edições anteriores, mais de 600 competidores se inscreveram para participar dos torneios. Um deles foi Adriano Vieira, 24 anos, mais conhecido como Didi. Morador do Riacho Fundo, levou um dos troféus de primeiro lugar para casa na modalidade mini ramp, além de muita experiência. Depois da vitória, passou a competir em torneios nacionais e se empenhou ainda mais em tornar-se um atleta profissional.

“Há muito tempo não havia eventos que fortalecessem os atletas locais como o circuito tem feito e isso é muito importante”, diz ele, que pratica o esporte há mais de dez anos. “O skate, para mim, é um estilo de vida e também um trabalho. Levo muito a sério, meu plano para o futuro é seguir a carreira mesmo. Estou confiante de que vai dar certo”, assegura o jovem.

Serviço

Terceira etapa do Circuito Candango de Skate

Inscrições gratuitas pelo site http://ccsskate.com.br/

Data: 15 e 16 de outubro, das 9h às 20h30

Local: Galeria dos Estados – SBS QD.02 – Asa Sul, Brasília – DF

Veja a programação

? Sábado (15/10)

Oficinas

9h às 10h – Aula de Skate

10h às 11h – Oficina sobre Paraskate (Skate para Pessoas Com Deficiência)

Campeonato

9h às 10h – Treinos Livres Feminino

10h às 11h – Eliminatórias Feminino

11h às 12h – Final Feminino

12h às 12h30 – Cerimônia de premiação Feminino

12h às 14h – Intervalo Manutenção Mini Ramp

14h às 15h – Treinos Livres Iniciante

15h às 16h30 – Eliminatórias Iniciante

16h30 às 18h – Final Iniciante

18h às 18h30 – Cerimônia de premiação Iniciante

18h30 às 20h30 – Encerramento com Batidão Sonoro, Savana, Jayjay e Vírgulas.

? Domingo (16/10)

Oficinas

9h às 10h – Oficina sobre Lesões no skate – prevenção e reabilitação

10h às 11h – Oficina Fábio (Treino Solar)

15h – Oficina de Montagem e manutenção de skate

Campeonato

9h às 10h – Treinos Livres Master

10h às 11h – Eliminatórias Master

11h às 12h – Final Master

12h às 12h30 – Cerimônia de premiação Master

12h às 14h – Intervalo Manutenção Pista

14h às 15h – Treinos Livres Amador

15h às 16h30 – Eliminatórias Amador

16h30 às 18h – Final Amador

18h às 18h30 – Cerimônia de premiação Amador

18h30 às 20h30 – Encerramento com Batidão Sonoro, Alex Vidigal e Capivara Brass Band.